Entre janeiro e outubro deste ano, foram registrados 17.335 roubos e furtos de veículos em Pernambuco, de acordo com dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado. Isto representa um aumento de 45%, se comparado ao mesmo período de 2015, quando houve 11.949 casos.

Se considerados apenas os roubos de carros nos primeiros dez meses de 2016, foram registrados 12.457 - um aumento de 48%, se comparado ao mesmo período do ano passado, quando houve 8.393 casos. Já se observarmos somente os furtos entre janeiro e outubro de 2016, a SDS contabilizou 4.878 ocorrência - 37% a mais do que o mesmo período de 2015, quando houve 3.556 casos.

Há cerca de cinco meses, a administradora Sandra Carvalho, de 31 anos, teve o seu carro furtado, no bairro de Boa Viagem, na zona sul do Recife. "Precisei pegar alguns documento na empresa onde trabalho, em um dia de domingo. Estacionei o carro quase em frente ao local e entrei no prédio. Acredito que levei no máximo 15 minutos para voltar, mas o veículo não estava mais onde eu tinha deixado", lembra.

A administradora conta que por alguns instantes não soube o que fazer, mas não demorou e acionou a Polícia Militar (PM) e em seguida foi até uma delegacia fazer uma denúncia do furto. "Para minha sorte, no dia seguinte, o carro foi encontrado, mas tudo que estava dentro dele foi levado. Objetos pessoais, dinheiro, roupas e até uma cadeirinha de criança que estava no banco de trás do carro", diz.

O veículo de Sandra Carvalho foi levado justamente da área onde há o maior número de registros deste tipo de crime. De acordo com a SDS, na zona sul do Recife, composta pelos bairros de Brasília Teimosa, Pina, Boa Viagem, Jordão, Cohab, Ibura, Ipsep e Imbiribeira, houve 1.058 roubos e furtos de automóveis, entre janeiro e outubro de 2016. No mesmo período do ano passado foram contabilizados 810 casos. Isto representa um aumento de 30%.

Recuperados

Assim como tem aumentado o número de roubos e furtos de veículos no Estado, a quantidade de carros recuperados pela polícia também está crescendo. Enquanto entre janeiro e outubro de 2015 foram encontrados 5.356 veículos roubados ou furtados, no mesmo período deste ano chegou a 7.538 a quantidade de automóveis recuperados pela polícia.




Destak Jornal