Grande incentivador da cultura popular, Zé da Macuca faleceu em 2022 aos 67 anos. Palco em sua homenagem vai reunir nomes da música pop contemporânea de Pernambuco

Foto: Divulgação


O geólogo José Oliveira Rocha foi um dos maiores agitadores culturais de Garanhuns. Presente desde os primeiros Festivais de Inverno de Garanhuns com o Boi da Macuca, desfilava pelas ruas do comércio do centro com sua trupe musical liderada pelo sanfoneiro Bendito e um trio de forró, chamando a atenção do público, que aderia ao cortejo entoando a loa: “Boi, boi, boi, boi/ Boi, boi, boi, boi/ Eu vou deixar minha burrinha/E vou dançar no seu boi/ Boi, boi, boi, boi/ Boi, boi, boi, boi”.

Agremiação fundada em 1989, o Boi da Macuca é uma das brincadeiras mais populares do FIG. No início, o capitão Zé de Oliveira deixava a Fazenda Macuca, em Correntes, num carro de boi pela estrada de lama. Hoje, o boi chega em caminhão, chamando a atenção por onde passa. Tornou-se tão onipresente que uma hora foi convidado a subir no palco principal na Esplanada Guadalajara. Os anos se passaram e o número de fãs só aumentou.

Zé Oliveira tornou-se produtor cultural, tendo como braço direito o filho e herdeiro Rudá, passando a promover o Festival da Macuca (de música) e Macuca das Artes na fazenda e a promover o Baile da Macuca e desfilar no Carnaval de Olinda, onde também promove o Forró da Macuca.


No dia 21 de maio de 2022, o folgazão e apaixonado coração de Zé de Oliveira parou, aos 67 anos, vítima de uma insuficiência cardíaca. Em sua homenagem, o Festival de Inverno de Garanhuns lhe dedica o Palco Zé da Macuca, voltado à música pop contemporânea. Nomes como Mestre Ambrósio, Assisão, Black Pantera & Devotos, Mundo Livre S/A, Larissa Lisboa, Getúlio Abelha, Odair José, Banda Eddie e Gabi da Pele Preta são alguns dos artistas que irão se apresentar no palco.


Ascom