A população brasileira consume aproximadamente 100 mil bovinos por dia; uma média diária de, aproximadamente, 34 quilos por ano

Foto: Pixabay



Esses dados confirmam que, o produto já permanece no Brasil e segue sendo preferência alimentar do brasileiro, de acordo com o diretor da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi.

“Sabemos que já é enraizado culturalmente e que muitos entendem que uma refeição não é completa se não tiver carne bovina. E realmente ela traz muitos benefícios para a saúde. Por isso, pela preferência do brasileiro e pela demanda, grande parte da carne bovina produzida no Brasil ainda permanece no mercado interno. Diante do que fica no país, o que exportamos ainda é pouco”, disse Francisco Manzi.

Bovinos: exportação

De cada 10 bovinos abatidos no Brasil, o destino de dois é a exportação.

Segundo a Acrimat, a destinação desta carne ao mercado externo é fruto dos esforços conjuntos. O governo brasileiro, quando abre mercados; dos produtores, quando preparam animais conforme a demanda; e dos frigoríficos, quando atendem às normas sanitárias e as exigências dos países importadores.

“Um outro ponto importante é que se houver mercado e garantia de renda para os produtores, o Brasil tem capacidade de aumentar ainda muito a produção para atender as exportações sem faltar produto no mercado interno. Tudo isso com respeito ao meio ambiente. A nossa capacidade de produção é gigante dada a grande extensão territorial, ao melhoramento genético e a qualidade e quantidade tanto das nossas pastagens, como da suplementação no cocho”, afirmou Manzi




Fonte: Canal Rural