O Detran sofreu algumas mudanças recentemente, portanto as novas regras já estão sendo aplicadas. Não fique desatualizado! Saiba o que mudou para melhor e para pior na vida dos condutores habilitados e daqueles que estão emitindo a CNH.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está sempre atualizando as suas normas e condições. Atualmente as alterações parecem tornar o processo da emissão da habilitação um tanto quanto didático para que todos saiam de lá sabendo realmente dirigir. Além disso, o objetivo é tornar tudo menos burocrático e sem muita enrolação.
E vale lembrar que eles passaram por algumas grandes mudanças recentemente, então novas regras já estão sendo aplicadas. Como esse tipo de informação tende a não virar notícia tão amplamente, é muito fácil permanecer desatualizado e acabar se surpreendendo bem no meio do seu processo de tirar a habilitação.
Por isso é sempre importante estar de olho no que tem saído sobre aquele órgão em questão para saber quando você deve parar e aprender alguma coisa nova. No que diz respeito ao Detran, esse momento chegou.
Vamos recapitular algumas das maiores mudanças que foram implementadas nos últimos dias.
É por causa dessas “pegadinhas” que recomendamos verificar as regras com o Detran da sua cidade, pois assim você garante o máximo de informações. Agora vamos conferir algumas das novidades?
Fim da obrigatoriedade do uso de simulador
Essa é uma norma que irá agradar algumas pessoas.
A obrigatoriedade do simulador não durou muito. Embora pareça – ao menos na teoria – uma boa ideia, pois o simulador irá mostrar a aptidão ou falta dela da pessoa para dirigir, muitas cidades, principalmente as mais pobres e pequenas, tiveram problemas para fazer esses aparelhos funcionarem. Sem falar que é um gasto a mais, certo? Agora esses aparelhos não mais são necessários.
Redução na carga horária para as aulas práticas
Quando você vai tirar a sua habilitação, existe um número mínimo de aulas práticas que você precisa fazer que está diretamente atrelado à carga horária deles. Porém esse período diminuiu!
Isso quer dizer que agora o processo de emitir a habilitação será mais curto e simples. De toda forma, como não dá para agradar a todos, é possível que algumas pessoas ainda reclamem que aprenderão bem menos, uma vez que o período dedicado às aulas também diminuiu.
Exigência de aulas práticas no período noturno
Quem for tirar a carteira de motorista para as categorias A e B, precisará acatar a exigência de aulas práticas no período noturno. Algumas serão de até uma hora de duração.
Aulas noturnas já estavam presentes nas vidas dos alunos e futuros habilitados, especialmente para os motoristas de carro, mas saiba agora independentemente da sua categoria, será necessário fazer as aulas noturnas.
E aulas longas! De até uma hora, se necessário. Então tenha certeza de ter a agenda livre, pois será preciso.
Fonte: Edital Concursos Brasil
Foto: Divulgação
0 Comentários