O Detran sofreu algumas mudanças recentemente, portanto as novas regras já estão sendo aplicadas. Não fique desatualizado! Saiba o que mudou para melhor e para pior na vida dos condutores habilitados e daqueles que estão emitindo a CNH.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está sempre atualizando as suas normas e condições. Atualmente as alterações parecem tornar o processo da emissão da habilitação um tanto quanto didático para que todos saiam de lá sabendo realmente dirigir. Além disso, o objetivo é tornar tudo menos burocrático e sem muita enrolação.

E vale lembrar que eles passaram por algumas grandes mudanças recentemente, então novas regras já estão sendo aplicadas. Como esse tipo de informação tende a não virar notícia tão amplamente, é muito fácil permanecer desatualizado e acabar se surpreendendo bem no meio do seu processo de tirar a habilitação.

Por isso é sempre importante estar de olho no que tem saído sobre aquele órgão em questão para saber quando você deve parar e aprender alguma coisa nova. No que diz respeito ao Detran, esse momento chegou.

Vamos recapitular algumas das maiores mudanças que foram implementadas nos últimos dias.

Porém antes de começarmos, nós precisamos apenas lembrar que algumas alterações se deram apenas em âmbito estadual, em outras palavras, algumas regras podem ter mudado, mas não onde você mora.

É por causa dessas “pegadinhas” que recomendamos verificar as regras com o Detran da sua cidade, pois assim você garante o máximo de informações. Agora vamos conferir algumas das novidades?

Fim da obrigatoriedade do uso de simulador

Essa é uma norma que irá agradar algumas pessoas.

A obrigatoriedade do simulador não durou muito. Embora pareça – ao menos na teoria – uma boa ideia, pois o simulador irá mostrar a aptidão ou falta dela da pessoa para dirigir, muitas cidades, principalmente as mais pobres e pequenas, tiveram problemas para fazer esses aparelhos funcionarem. Sem falar que é um gasto a mais, certo? Agora esses aparelhos não mais são necessários.

Redução na carga horária para as aulas práticas

Quando você vai tirar a sua habilitação, existe um número mínimo de aulas práticas que você precisa fazer que está diretamente atrelado à carga horária deles. Porém esse período diminuiu!

Isso quer dizer que agora o processo de emitir a habilitação será mais curto e simples. De toda forma, como não dá para agradar a todos, é possível que algumas pessoas ainda reclamem que aprenderão bem menos, uma vez que o período dedicado às aulas também diminuiu.

Exigência de aulas práticas no período noturno

Quem for tirar a carteira de motorista para as categorias A e B, precisará acatar a exigência de aulas práticas no período noturno. Algumas serão de até uma hora de duração.

Aulas noturnas já estavam presentes nas vidas dos alunos e futuros habilitados, especialmente para os motoristas de carro, mas saiba agora independentemente da sua categoria, será necessário fazer as aulas noturnas.

E aulas longas! De até uma hora, se necessário. Então tenha certeza de ter a agenda livre, pois será preciso.



Fonte: Edital Concursos Brasil
Foto: Divulgação