A maior fachada fotovoltaica do mundo está localizada em Goiás, no prédio do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética

Foto: Ekko Green


Um projeto que alia energia solar com arquitetura vem chamando a atenção, devido sua enorme extensão de cobertura: uma fachada fotovoltaica do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) da empresa CAOA.

Localizada no no Distrito Agroindustrial de Anápolis em Goiás, a CAOA, uma das maiores distribuidoras de automóveis do país (como Hyundai e Chery), vem priorizando projetos de autossuficiência energética e redução de CO₂.

Foto: Ekko Green

Toda a frente externa do seu prédio é revestida com Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), abrangendo cerca de 850 m². Esta extensão a tornou a maior fachada fotovoltaica de vidro com película OPV do mundo.

Além de um visual futurístico, a fachada garante energia limpa para abastecer todo o prédio.

O projeto para implantação dos filmes fotovoltaicos contou com a parceria da Sunew e da empresa SolarVolt, sob um investimento de R $130 milhões.


Funcionamento da Maior Fachada Fotovoltaica do Mundo

Ekko Green


Os 850 m² da fachada fotovoltaica, garantem a captação da luz solar e conversão em energia limpa para abastecer todas as estações de trabalho do CPEE.

Para isso foi utilizado uma película OPV denominada como Sunew GLASS, uma espécie de encapsulado em vidro, ideal para projetos de fachada.

Ekko Green


Além disso, este tipo de material se torna ainda mais eficiente com o aumento da temperatura externa.

Outra grande vantagem do Sunew GLASS da fachada fotovoltaica é que ao absorver os raios infravermelhos, também regula a temperatura térmica do ambiente, reduzindo a necessidade de utilizar recursos de refrigeração no ambiente, o que diminui ainda mais o consumo de energia.




Fonte: Ekko Green