Imagem via Google e Click Petroleio e Gás


2021 tem sido um ano de terror para a indústria automotiva, que tem sido marcada pela paralisação na produção, devido à falta de semicondutores, pelos preços cada vez mais altos de carros novos e usados e pela despedida de vários modelos do mercado brasileiro. Além disso, o ano foi marcado com a saída da Ford, que encerrou sua produção de veículos em janeiro, e os carros Ka, Ka Sedan e EcoSport deram adeus assim que terminaram os respectivos estoques. Já a multinacional Fiat terá que encerrar a produção do Uno, Doblo e Grand Siena. A lista não para de crescer e clássicos como Gol, Voyage e Saveiro da Volkswagen, também estão com os dias contados no Brasil.

Isso pois, a partir de janeiro de 2022, passará a valer uma nova fase do Proconve, a L-7, e os três modelos da montadora italiana vão desaparecer pelas novas exigências de emissões do controle ambiental, assim como aconteceu, em 2014, com a icônica Kombi da Volkwsagen, pela exigência de airbags e freios ABS.

Outros queridinhos no Brasil também se aposentaram, como é o caso do C3 e do Aircross, da Citroën; Up, da Volkswagen; Montana, da Chevrolet; e Etios Hatch e Sedan, da Toyota. Não bastasse essa crise, a multinacional Fiat terá que encerrar a produção do Uno, Doblo e Grand Siena.

A lista vai crescer nos próximos meses. Confira quatro automóveis que estão com os dias contados no Brasil


Volkswagen Fox: lançado em 2003, o hatch surgiu como opção ao VW Gol, com carroceria mais alta, chegando a ser exportado para a Europa e, segundo Calmon, deixará de ser oferecido em nosso mercado no mês de dezembro. O jornalista afirma também que os “irmãos mais velhos” Gol, Voyage e Saveiro terão sobrevida até 2024 e seus substitutos já estão em desenvolvimento.

Fiat Uno: o queridinho do Brasil, que teve sua última geração lançada no país em maio de 2010, deixará de ser fabricado em Betim (MG) no dia 31 de dezembro. Contudo, o hatch compacto seguirá à venda durante um período no começo de 2022, enquanto durarem os estoques. Seu adeus será uma espécie de segunda despedida: a primeira geração do Uno, rebatizada como Mille, deixou de ser fabricada no fim de 2013 e até hoje é cultuada.

Grand Siena: enquanto o Fiat Argo “matou” o Palio, a chegada do Cronos, em fevereiro de 2018, não decretou o fim do Grand Siena. O sedã derivado do Palio permanece até hoje em linha, em versão única e com opções de motor 1.0 e 1.4 flex.

Doblò: Da mesma forma que o Uno, a multivan deixará de ser fabricada em Minas Gerais no fim deste ano, para continuar à venda enquanto houver estoque. Seu substituto será o Cronos, que irá ganhar versão mais simples para seguir atendendo a mesma clientela. Lançada no Brasil há 20 anos, a multivan Doblò teve a última grande atualização no fim de 2009, quando recebeu o visual que mantém até hoje. Mesmo com o avanço dos SUVs na preferência dos consumidores, o modelo resiste como o único da categoria no Brasil.





Fonte: CPG