O pedido de Registro das Cirandas do Nordeste, bem como o inventário da manifestação cultural, foi realizado pela Secult/Fundarpe

Ciranda Mimosa - Cristina Dias - Secult-Pe.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apreciará, nesta terça-feira (31), a solicitação de registro da Ciranda do Nordeste e revalidação de mais três bens imateriais, dentre eles o Frevo de Pernambuco. A reunião será aberta ao público e a sessão será transmitida pelo canal do Iphan no YouTube, a partir de 9h.

“Vale destacar que a solicitação de registro da Ciranda do Nordeste foi apresentada pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), responsáveis pela produção do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), com amplo apoio da população”, destaca Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.

“A Ciranda do Nordeste é uma manifestação cultural que possui singularidades estética, poética e musical que a diferenciam de outras cirandas praticadas no Brasil, tornando-a única”, ressalta Gilberto Freyre Neto, secretário Estadual de Cultura de Pernambuco.

FREVO - Durante a reunião, o Conselho Consultivo do Iphan decidirá, também, sobre a revalidação do Frevo (PE) e outras duas manifestações: o Tambor de Crioula do Maranhão (MA) e o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras (ES). Antes do encaminhamento para deliberação do Conselho, os processos de revalidação dos três bens culturais passaram por consulta pública e os pareceres de reavaliação foram apreciados pela Câmara Setorial do Patrimônio Imaterial do Iphan.

A revalidação deve ser realizada pelo menos a cada dez anos e tem como finalidade tanto investigar sobre a atual situação do bem cultural, como levantar informações, averiguar a efetividade das ações de salvaguarda, verificar mudanças nos sentidos e significados atribuídos ao bem, entre outras questões. Além disso, a revalidação também visa subsidiar as ações futuras de proteção e valorização do patrimônio imaterial.

Serviço:
97ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural
Terça (31) | 9h às 18h
Clique aqui para assistir à reunião
Mais informações conselho.consultivo@iphan.gov.br | (61) 2024-5515/5500




Ascom