Novo investimento bilionário em antiga fábrica da Ford no ABC Paulista – SP pode gerar mais de 4 mil empregos na região. Será construído um centro logístico no local

Foto: Divulgação


Com o investimento de R$ 1,2 bilhão, o grupo que comprou a antiga fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, vai construir um centro logístico moderno e gerar mais de 4 mil empregos. A área de um milhão de metros quadrados abrigou a linha de montagem de veículos por 52 anos, até outubro de 2019.

Do total, quase a metade (R$ 550 milhões) foi usada para adquirir o complexo. Além do ABC Paulista, outras três fábricas da Ford localizadas em Taubaté (SP), Camaçari (BA) e Horizonte (CE), fechadas recentemente e podem ter destinos parecidos, trocando o setor industrial pelo de serviços.

Além de 13 galpões, a área também vai abrigar praça de alimentação, mercado e academia para os funcionários e para a população. O objetivo é que a obra seja concluída entre maio de 2022 e outubro de 2023

A área foi comprada pela construtora São José em parceria com Áurea Asset Management. Mauro Silvestri, sócio-fundador da construtora, disse ao Estadão que serão gerados entre 4 mil e 4,5 mil empregos quando o complexo estiver ocupado. A fábrica da Ford empregava cerca de 2,8 mil pessoas, comparou o empresário.

No galpões devem se instalar empresas metalúrgicas, sistemistas, de e-commerce, de alimentos refrigerados e data centers.

Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo, que a saída da Ford “resultou em impacto significativo na arrecadação de ISS e ICMS , porém, com a chegada do novo empreendimento acreditamos na recuperação, com acréscimo de ISS”.

Interesse em outras fábricas da Ford

Com dois empreendimentos em áreas adquiridas da Ford, Silvestri não descarta entrar na disputa pelo terceiro, em Taubaté, onde a montadora fabricava motores. “O futuro a Deus pertence”, brinca o executivo. “A gente olha, e se identificarmos oportunidade podemos estudar”, diz. Há alguns anos o grupo fez um loteamento residencial ao lado da fábrica.

No ABC, a Ford conseguiu um comprador mais de um ano depois de anunciar o fechamento e após o grupo automotivo Caoa desistir do negócio. Alguns equipamentos vendidos a terceiros ainda estão sendo retirados. Os novos donos aguardam aval da prefeitura para iniciar as obras.

Morando afirma que a saída da Ford “resultou em impacto significativo na arrecadação de ISS e ICMS, porém, com a chegada do novo empreendimento acreditamos na recuperação, com acréscimo de ISS”.

Segundo ele, a cidade tem programa de incentivo fiscal para atração de novas empresas e manutenção das atuais. A Lei de Incentivo Fiscal criada em 2017 prevê a redução do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em até 30% para empresas que gerarem novos empregos.





Fonte: CPG