Guimarães despontou nas artes plásticas em 1990, participando do Salão de Novos de Aracaju/SE, quando ficou com a terceira colocação. Desenha desde criança e, a partir de 1982 inicia seus primeiros trabalhos com óleo sobre tela, técnica preferida. Desde seus primeiros trabalhos tornou-se evidente em sua obra a forte ligação com a simbologia universal, coisa em que se aprofunda até hoje.
Pesquisador na sua arte, Guimarães aprimorou seus conhecimentos em artes plásticas através de vários cursos especializados e da leitura diária.
Cursos como o de Desenho Artístico, na Sociedade Brasileira de Belas Artes, no Rio de Janeiro/RJ (1990); Desenho de Percepção Visual, na Galeria Hera Sagitário, Recife/PE (1991); Ateliê Livre do MAC - Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, em Olinda/PE (1991); História da Arte, no Instituto Brasil-Itália, Recife/PE (1992); Crítica da Arte, no Instituto Brasil-Itália, no Recife/PE (1993); Do Pop à atualidade, na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife/PE (1995); Conservação de Obras de Arte Públicas, na Galeria Metropolitana Aloísio Magalhães, no Recife/PE (1997); História da Arte Moderna e Contemporânea, na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife/PE (1999); O Mercado Cultural e A Lei Federal de Incentivo, no IPAD, no Recife/PE (2001); encontro “Universo das Coleções – encontros sobre coleções e colecionismo”, no Instituto Cultural Bandepe, Recife/PE (2005); curso de litografia na UFPE (Prof. Hélio), Recife/PE (2005); INPAR – Instituto de Pesquisa da Arte e Restauro (2008), Recife/PE;
Premiações: 06
1990 – V Salão dos Novos, Aracaju/SE – 3º lugar
1990 – Concurso Listel, Recife/PE – 3º lugar
1993 – Concurso Listel, Recife/PE – 4º lugar
1998 – XIII Salão de Artes Plásticas, Aracaju/SE – 2º lugar
2000 – IX Salão de Artes Plásticas – SAMAP, João Pessoa/PB – Menção Honrosa
2005 – II Mostra da PAF, Recife/PE – Menção Honrosa
Exposições Individuais: 06
1997 – Bano e Guimarães, Hall do Shopping Center Recife/PE
1997 – Guimarães e Gilka, Emporium – Natal/RN
1999 - Guimarães, Officina Galeria de Arte – Recife/PE
2007 – Guimarães, Méliá Hotel – Maceió/AL
2009 – Imanência, Ateliê 167 – Recife/PE
2009 – Imanência, Galeria Sayonara Viana – Aracaju/SE
Em meados de 1993 Guimarães um amigo e colecionado o pede para restaurar um quadro óleo sobre tela e, mesmo com receio, ele aceitou a empreitada. “Não foi fácil. Tive que ler bastante sobre restauro, e consultar artistas já experientes como José de Moura, Bernardo Dimenstein e Milton Santos. Estes me ensinaram muito.” Desde então já restaurou centenas de quadros e continua em atividade.
O restauro de obras de arte o levou a construir alguns objetos que se encaixavam na área limítrofe entre o utilitário e a arte, como porta chaves, mesas, espelhos, caixas, etc.. Há dois anos, por conta de uma viagem ao Rio de Janeiro, quando visitou alguns antiquários e feiras de antiguidades, Guimarães passou a colecionar alguns objetos e daí para a atividade comercial foi uma questão de tempo.
Para manter o ciclo de compra, restauro e venda, ele viaja por várias capitais do País e algumas cidades do interior à cata de peças antigas, onde armazena em um galpão que adquiriu para o ofício.
O restauro é feito em seu ateliê em Casa Amarela e, finalmente, para a comercialização, criou uma página no facebook denominada Peça Única, pois não comercializa apenas peças antigas, mas peças já velhas e alguns objetos que recicla com fragmentos antigos.
Release assinado por Fernando Guimarães
Nome completo:Fernando Guimarães Tavares Júnior
Pintor, Desenhista e Restaurador
Nascido em Timbaúba/PE, em 12/09/1960
Escolaridade: Superior/Administração de Empresas
contato: (81)9242.6480/e-mail: fernandoguimaraesjr@gmail.com
Comentários do Blogueiro:
Nando como costumo chama-lo é o meu conterrâneo e amigo de adolescência , quando na época morávamos em Timbaúba e juntos com outros amigos nos divertíamos escutando e curtindo o rock Clássico das melhores bandas que ficaram na história até hoje em disco vinil, no qual Nando tem uma coleção estimável de milhares de discos como Led Zeppelin , Deep Purple, Kansas, Queen, Pink Floyd e outros.
Um Talento com uma expressão própria e digno de aplausos. Verdadeiramente uma grande pessoa e um grande amigo.
Wilson Pessoa
0 Comentários