As listas do Ensino Nacional de Ensino Médio (Enem) divulgadas segunda (03/10) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) revelam que a grande maioria das escolas com melhor desempenho na avaliação são particulares. E as unidades de ensino com as piores notas são formadas, majoritariamente, por colégios públicos do país.

De acordo com o Inep, entre as 1 mil escolas de ensino médio com as maiores médias, 951 são privadas. Já entre as com piores notas, 985 são públicas. A secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães Castro, afirmou que os dados reformam a necessidade da reforma do ensino médio defendida pelo governo federal.

"A reforma vem justamente para reverter isso, para promover a equidade", disse Maria Helena.

Áreas

Os dados mostram também que o desempenho dos alunos melhorou em ciências humanas e suas tecnologias e na redação. O tema do ano passado foi a violência contra a mulher. No entanto, a média diminuiu em ciências da natureza, matemática, linguagens, códigos e suas tecnologias. Entre as escolas públicas, as mais bem colocadas no ranking são as ligadas a instituições federais, como os colégios militares e escolas técnicas.





Destak Jornal