Com incentivo do Funcultura, ação gratuita em Tracunhaém faz parte do Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses

Foto: Heudes Regis

O Maracatu Rural Águia Formosa, do município de Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco, segue com as atividades para o público em geral do Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses. A iniciativa tem como propostas ofertar gratuitamente atividades de interesse social voltados à preservação do patrimônio cultural pernambucano, fortalecer sua atuação como célula e fortalecer os vínculos comunitários, além de promover um ambiente de intercâmbio entre a educação formal e os Mestres Griôs. A segunda ação gratuita e aberta ao público do projeto será uma Sambada de Maracatu no próximo dia 8 de outubro (sábado), na Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 – Bairro Novo, Tracunhaém (em frente ao Hamburgão). 

A Sambada de Maracatu no terreiro do Águia Formosa tem como proposta integrar a comunidade e demais interessados apresentando a disputa entre duas nações. No próximo dia 8 de outubro (sábado), sob o comando do Mestre Adriano Paixão, o Águia Formosa recebe o Maracatu Pavão Dourado, que será guiado peloMestre Zé Joaquim. Durante a brincadeira, os mestres entoam suas rimas numa disputa que não tem hora para acabar. 

O Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Governo do Estado de Pernambuco. Todas as atividades da iniciativa são realizadas pelo Maracatu Rural Águia Formosa, Grão – Comunicação e Cultura e Maciel Salú, com apoio da Feed Comunicação, Grão Coletivo e Hamburgão do Lula. 

Atividades – A primeira ação realizada pelo Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses foi o Encontro de Mestres e Poetas da Mata Norte, realizado no último dia 27/08, em Tracunhaém. O objetivo era estimular e valorizar a poesia e a produção intelectual nos grupos de cultura popular. Na ação, os participantes disputaram os primeiro, segundo e terceiro lugar através da rima, seguindo o formato de uma batalha de poesia, onde os mestres duelam entre si tendo como referencia para a eleição a torcida do público. Os vencedores foram 1º lugar – Mestre Bi; 2º lugar – Mestre Anderson Miguel; e 3º lugar – Mestre José Joaquim. Uma clara mostra de que a Maracatu vem se renovando e atraindo jovens, como os mestres Bi e Anderson Miguel, e permanece sendo ensinado por mestres mais experientes, como o Mestre José Joaquim.

Foto: Heudes Regis

Sobre o Maracatu Rural Águia Formosa – O Maracatu Rural Águia Formosa foi fundado em 1999 pelo Mestre Edmilson Honório no município de Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Em 2002, foi incorporado como membro da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. Hoje, com mais de 140 integrantes, o Águia Formosa tem o desafio de pensar e estruturar ações que se concentram não apenas no campo da cultura. Por sua missão ampla e voltada à promoção social, o Águia Formosa fez com que seu trabalho de formação com crianças, adolescentes e jovens em sua maior parte em situação de vulnerabilidade social ganhasse corpo e torna suas iniciativas mais abrangentes. Foi com este pensamento que o grupo ganhou forma, tomou nome e hoje é um dos grupos mais atuantes na sua cidade de origem. 

Por sua força, foi convidado a participar do Festival Mundial das Artes Negras (Senegal, 2010), onde representou o Brasil e fez erguer-se a bandeira de Pernambuco. Além disso, segue com atividades durante todo o ano para a manutenção e difusão do Maracatu Rural. Durante o Carnaval, o Águia Formosa percorre todo o estado para mostrar a sua força e suas tradições. 

Serviço:

Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses

Incentivo: Funcultura/Fundarpe

Realização: Maracatu Águia Formosa, Grão – Comunicação e Cultura e Maciel Salú

Apoio: Feed Comunicação e Grão Coletivo 


Sambada com o Maracatu Águia Formosa (Mestre Adriano Paixão) e o Maracatu Pavão Dourado (Mestre Zé Joaquim)
Quando: 8 de outubro (sábado), 22h
Local: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 - Bairro Novo, Tracunhaém|PE (em frente ao Hamburgão)
Entrada: gratuita

Informações: (81) 99933.7271 e m.aguiaformosa@gmail.com



ASCOM: Dulce Reis/Feed Comunicação