Dermatologista sugere uma rotina simples de cuidados para manter a saúde e a beleza dos pés

© Foto: iStockphoto

Confira dicas para manter os pés bonitos e saudáveis


Além de suportar todo o peso do corpo, nossos pés também sofrem com o calor e com o frio e com a passagem do tempo. Por isso, é importante estabelecer uma rotina de cuidados - como hidratação da pele e higiene dos calçados - simples e sem complicações, mas que faz toda a diferença no longo prazo. Para garantir a saúde e a beleza dos pés o ano inteiro, reunimos abaixo essas e outras dicas com a ajuda da dermatologista Tatiana Jerez, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Invista na hidratação dos pés.

Segundo a dermatologista, a hidratação é fundamental para deixá-los macios e sem rachaduras. “Os pés e as mãos têm peles mais grossas, por isso necessitam de produtos específicos para eles. Não adianta usar o mesmo hidratante do corpo porque não vai fazer nem cócegas”, explica. O ideal, então, é escolher produtos que tenham em sua composição uma concentração maior de ureia e um pouco de ácido salicílico. Se você quiser dar a seus pés um tratamento digno de um spa, passe o creme à noite, após o banho, e envolva-os com filme plástico, calce umas meias de algodão e veja a diferença de manhã: “com essa oclusão durante a madrugada toda, a absorção será maior.”

Faça uma esfoliação suave.

Esfoliar os pés uma vez por semana, no máximo, garante uma pele mais fininha e macia. Há inúmeros produtos com propriedades esfoliantes no mercado, mas a doutora Tatiana costuma indicar uma receita caseira para os seus pacientes. O preparo é simples: duas colheres de mel para uma de açúcar. Esfregue essa combinação em movimentos circulares e suaves por toda a extensão dos pés, inclusive no dorso. Depois, retire com água. O procedimento é ideal para o verão, pois não deixa os pés tão sensíveis, especialmente no caso de quem vai caminhar na praia: a areia também age como uma lixa natural para os pés. Se for à pedicure, evite lixá-los em excesso.

Cuide dos seus calçados.

“É importante ter o hábito de manter a higiene dos calçados”, alerta a dermatologista. Todos os dias, depois de tirá-los, aplique um spray à base de lisofórmio em todo o seu interior e deixe-os arejando durante 24 horas. “Não repita o mesmo par dois dias seguidos, assim evita-se micose e até mesmo chulé”, adverte. Se for usar calçados fechados, espalhe dentro deles polvilho antisséptico. “Esse talquinho também evita que a umidade cause a proliferação de fungos e bactérias, especialmente no verão”, explica. “A micose, popularmente chamada de frieira, pode virar uma porta de entrada para doenças mais graves, como a erisipela [infecção que se dissemina pelos vasos linfáticos e provoca, entre outros sintomas, vermelhidão cutânea e febre].”

Mantenha a proteção natural das unhas.

Cortar as unhas e lixá-las é um dos passos mais importantes para mantê-las naturalmente bonitas e saudáveis. “Quanto mais comprida ela estiver, maior é a chance de descolamento. Você pode batê-la em algum lugar e isso pode fazer com que ela se descole da pele”, alerta a médica. “Depois que a unha descola, você cria um espaço para fungos e bactérias se instalarem.” É importante também tentar preservar a cutícula, pois ela forma uma barreira protetora. “Se for ao salão de beleza, peça para a profissional não tirá-la por completo e nem cutucar tanto a pele ao redor da unha.” Segundo a doutora Tatiana, as unhas também precisam ser hidratadas, da mesma forma que a pele. O ideal é remover o esmalte cerca de dois dias antes de pintá-las novamente. Nesse período, aproveite para massageá-las com cremes hidratantes (pode ser o mesmo usado nos pés) ou óleos, como o de amêndoa. “Isso evita o surgimento daquelas linhas esbranquiçadas, provocadas pelo ressecamento, e ajuda a torná-las mais fortes.”



Fonte: msn/viver+50