Se você tem o costume de checar o e-mail de hora em hora, melhor pensar duas vezes. Afastar-se de sua caixa de entrada é uma boa ideia e não apenas por uma questão de produtividade, mas também pela sua saúde. Uma nova pesquisa descobriu que, quanto menos faz isso, menos estressado você fica.

Em um experimento realizado pelos pesquisadores Kostadin Kushlev e Elizabeth Dunn, os participantes foram instruídos a mudar a forma como eles lidavam com e-mail durante duas semanas. Na primeira, foi colocado um limite de vezes em que eles poderiam acessar a ferramenta: no máximo três ao dia. Na seguinte, eles poderiam verificar quantas vezes quisessem.

Os pesquisadores da Universidade de Columbia descobriram que na semana em que o uso do e-mail foi restrito, os participantes tiveram o estresse diário reduzido se comparado à semana em ue eles verificavam com mais frequência.

O curioso é que o ato de checagem parece automático. A maioria dos chefes, funcionários e empresas ainda não encontrou uma maneira de gerenciar esse costume. Se você define horários fixos, como, por exemplo, às 10h, 13h e 17h, as coisas podem ficar mais controladas.

Outro ponto que pode ajudar é manter uma lista de e-mails que você precisa enviar e faça tudo de uma vez, em vez de entrar inúmeras vezes. Comece a perceber quanto tempo você gasta com esta tarefa. O resultado pode ser surpreendente.



Fonte: msn/Forbes Brasil