Às 10h, um horário não considerado como horário de pico, via ainda estava engarrafada

Foto: Arthur Mota
Mesmo com toda medida tomada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano, CTTU, na Operação Volta às Aulas, o retorno dos estudantes para as instituições teve ínicio com congestionamentos, na avenida Rui Barbosa, bairro das Graças, durante a manhã desta segunda-feira (04). Com a volta das aulas o trânsito tende a piorar na avenida. 

O principal motivo da ação seria a quantidade de escolas e fluxo intenso de veículos. Às 10h, um horário não considerado como horário de pico, a via ainda estava engarrafada.

“No primeiro semestre realizamos a mesma campanha nas escolas municipais e do estado. Viemos para essa avenida por causa da grande concentração de escolas” afirmou o chefe de educação para o trânsito da CTTU Francisco Irineu. Para os motoristas, o motivo para o engarrafamento seriam as paradas que os pais das crianças dão enquanto deixam os filhos nas escolas. “Os pais dos alunos não respeitam o trânsito, muitos atravessam o sinal por estarem atrasados, outros param os carros, diminuem a velocidade e complicam bastante o trânsito” contou o motorista Celemian Bezerra, 42 anos.

Com 25 arte-educadores que vão orientar os pais dos alunos, com entregas de panfletos nas ruas e apresentações dentro de todas as escolas que existe na avenida. A intenção era de que os alunos pudessem levar o que aprenderam para os pais ajudando na conscientização do trânsito. A novidade era justamente esta, para chamar atenção dos alunos, a Trupe da CTTU realizou um jogo interativo “game show” onde era perguntando as crianças algumas questões relacionadas ao trânsito.

Com o grande tráfego e a falta de paciência que o engarrafamento causou nos motoristas, a ciclo faixa, destinado aos ciclistas era ignorada pelo motorista. Sem ter como competir com os automóveis maiores, os ciclistas trafegavam no meio das vias correndo riscos.



Fonte: Folha-PE.