Na prática de Yoga existem exercícios específicos para utilizar a respiração em favor de estimular os demais órgãos vitais. Essa prática parte do princípio de que a respiração e mente são interdependentes e interpenetrantes, logo, quando estimuladas da maneira correta podem produzir alguns efeitos de controle, como explica Luciana Castro, professora de Yoga.

Luciana disse que esses exercícios são chamados de “Pranayama”, palavra em sânscrito que significa “o controle na nossa energia vital que é a respiração”. De acordo com Luciana as pessoas não reparam na própria respiração: “A gente não sabe respirar, usamos muito pouco da nossa capacidade pulmonar, respiramos muito pela boca, o que cansa mais e quando você puxa o ar pela boca e expele o ar saiu na mesma intensidade. Mas, quando você inspira pelo nariz e expira, o ar passa mais tempo circulando, subindo para o cérebro”, explicou.

Até para a prática de atividades físicas, a respiração deve ser vigiada e controlada para que o corpo responda aos exercícios de maneira mais satisfatória: “Seja caminhando ou correndo, inspira e solta o ar sempre pelo nariz, fecha a boca”, orientou a professora.

Além de servir para estimular todo o corpo, a respiração também pode acalmar: “A gente controlando nossa respiração, controlamos tudo a nossa volta. A ansiedade, o estress, os medos, as dores do corpo, insonia.”, completou Castro.

A professora ensinou um tipo de Pranayama para relaxar, para quem tem insônia ou muita ansiedade: “A respiração de hoje foi para fechar a narina direita, porque o lado esquerdo é o lado feminino, mais frágil, o lado da noite e da lua, então é uma respiração para a noite, porque você agitou o dia todo no trabalho e afazeres, então chega de noite está cansado e faz essa respiração que alivia, equilibra, acalma e ajuda a dormir”, garantiu.

O recomedado é que se faça 10 repetições: fecha a narina direita com o dedo polegar direito e enche e seca o pulmão, calmamente, por 10 vezes para relaxar o corpo, enfrentar medos e liberar tensões menstruais e enxaquecas.

Fonte: Altastral