“Jaisalmer” significa “o Forte da Colina de Jaisal” e é também conhecida como ”A Cidade Dourada”, porque o arenito usado para as construções tem a coloração amarela, que dá uma tonalidade dourada para a cidade e seus arredores. Sua beleza e originalidade transportam os visitantes para um outro tempo, a idade média oriental .



O aspecto geral da região é a de um interminável mar de morros de areia, de todas as formas e tamanhos, alguns chegando a uma altura de 46 m. No lado ocidental são cobertos com arbustos e no leste, com tufos de capim alto. Um belo espetáculo de se ver. Jaisalmer foi um dos últimos Estados a assinar um tratado com os britânicos. 


Durante a dominação britânica, a cidade foi sede de um estado principesco com o mesmo nome, governado pelo clã Bhatti de Rajputs. Hoje, a maioria dos habitantes são descendentes dos Bhatti Rajputs, nomeados pelos clã Bhatti, conhecidos como grandes guerreiros. Esta área fazia parte do Império Gurjar – Pratihara até o século XI e foi governada por um poderoso Rei Bargujar.

Tradicionalmente, a principal fonte de renda da cidade eram as taxas cobradas sobre as caravanas. A cidade se estabeleceu, cresceu e enriqueceu seus mercadores como um entreposto na rota comercial que ligava a Índia à Ásia Central.



Os “havelis”, mansões belíssimas e faustosamente decoradas , são testemunhas das riquezas acumuladas pelas altas taxas cobradas das caravanas que utilizavam a rota pelo deserto, bem antes de o crescimento do transporte marítimo decretar sua decadência comercial.

Estradas e ferrovias foram construídas, unindo a remota cidade até então, com o resto do Rajastão . Mais tarde, o Governo do Rajastão decidiu promover Jaisalmer como um importante destino turístico na região. 

A oportunidade de se hospedar num monumento vivo como Jaisalmer, entre palácios, templos e muralhas, é atraente demais por isso ocorreu um crescimento desordenado de pousadas. Esse fato aumentou a demanda de água e vem causando problemas na estrutura da região.


A distancia de Jaisalmer de cidades importantes da região: Jaipur (capital do Estado do Rajastão) (558 km), Agra (802 km), Nova Deli (864 km), Mumbai (1177 km). A cidade vive do turismo e de seu status como base militar estratégica nos embates com o vizinho Paquistão.

O turismo, é uma fonte de renda importantíssima e os hotéis e hospedarias na região que recebem principescamente seus hospedes, proporcionando programas variados que contam a história da vida no deserto.



Fonte: Vc realmente sabia