O Dia de Nossa Senhora do Carmo, santa padroeira do Recife, é comemorado na terça-feira (16). Como é feriado na capital pernambucana, o cidadão recifense deve ficar atento ao horário de funcionamento dos principais serviços. Os shoppings funcionam em horário especial. As unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estão fechadas, exceto a unidade do Shopping Guararapes. As agências bancárias e dos Correios do Recife estarão fechadas. Já o comércio do Centro do Recife terá ponto facultativo.  

Confira:

Shoppings
Recife: as atividades funcionam do meio-dia às 21h.
Rio Mar: as lojas, quiosques e restaurantes funcionam do meio-dia às 21h, com exceção do supermercado Perini, que abre às 11h e fecha às 21h.
Tacaruna: as lojas e as praças de alimentação abrem do meio-dia às 21h, com exceção do Hiper Bompreço e Lojas Americanas, que abrem das 9h às 21h.
Paço Alfândega: estará aberto do meio-dia às 21h
Plaza Casa Forte: também estará aberto do meio-dia às 21h
Boa Vista: funciona das 11h às 19h.
Guararapes: funciona, normalmente, das 9h às 22h.
Difusora: as lojas abrem às 10h e fecham às 22h, o mercado abre às 8h e as Lojas Americanas às 9h.
Comércio do Centro
As lojas terão ponto facultativo, segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade.
Expresso Cidadão
Ficará fechado na Região Metropolitana do Recife (RMR). No restante do Estado, funciona em seu horário normal.
Detran 
Todas as unidades do Departamento Estadual de Trânsito no Recife estarão fechadas. Apenas a unidade do Shopping Guararapes estará aberta.
Judiciário
A Comarca do Recife funcionará em esquema de plantão no feriado de Nossa Senhora do Carmo. Os plantões cível e criminal do 1º Grau acontecerão no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra. Os plantões de 2º Grau serão realizados no Palácio da Justiça, localizado em frente a Praça da República, no bairro de Santo Antônio, centro do Recife. 
Educação
Os alunos da rede municipal, estadual e das escolas particulares estão em recesso escolar.
Saúde
Os serviços de pronto atendimento funcionarão para casos de urgências. Postos de saúde e ambulatórios estarão fechados. Os hospitais e ambulatórios estaduais localizados na capital pernambucana funcionam normalmente.
Transporte público
Os ônibus circularão normalmente pelo Recife. A alteração acontece, apenas, na avenida Dantas Barreto, onde duas paradas foram transferidas por conta da festa em homenagem a Nossa Senhora do Carmo.
Bancos
Não haverá atendimento nas agências bancárias do Recife. As demais agências funcionam.
Correios
As agências do Recife estarão fechadas, com exceção das unidades do Aeroporto e do Shopping Recife. A unidade do Aeroporto funciona das 9h às 13h. Já a agência do Shopping Recife abre ao meio-dia e fecha às 17h30.
Fonte: Folha-PE