Homem observa destroços de uma casa que desabou durante um deslizamento de terra causado por fortes chuvas no Jardim Monte Verde em Recife. Foto: divulgação


 Pelo menos 79 pessoas morreram nesta semana em Pernambuco devido às fortes chuvas, segundo informações divulgadas pelas autoridades neste domingo (29).

Há previsão de mais chuvas para o Recife ao longo de toda a semana, mas não existe, por ora, novos alertas meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Entre sábado e domingo, o Recife esteve em alerta vermelho do Inmet — o que significa volume de precipitação alto (acima de 60mm por hora ou 100mm em 24 horas) e grande possibilidade de acidentes e riscos de vida.

A maior parte dos mortos foi confirmada nas últimos dois dias, quando as chuvas pioraram em Pernambuco. Em entrevista para a imprensa, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, disse que existem 25 feridos, 3.957 desabrigados e 533 desalojados. A Defesa Civil ainda não confirmou esses números.

O presidente Jair Bolsonaro disse em suas mídias sociais que vai visitar o Recife na segunda-feira (30/5).

No domingo, moradores e equipes profissionais de resgate faziam intensos trabalhos de buscas no Jardim Monte Verde, área limítrofe entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes.

A Região Metropolitana do Recife, a Zona da Mata e o Agreste de Pernambuco registraram nas últimas 24 horas precipitações acima de 100 milímetros.

As cidades de Itapissuma e Itaquitinga registraram mais chuva, das 6h da sexta até 6h do sábado, do que o total previsto para todo o mês de maio. Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Igarassu e Abreu e Lima e pelo menos outros 12 municípios registraram precipitações acima de 200 mm nas últimas 24 horas.

O governador Paulo Câmara antecipou a nomeação de 92 novos soldados do Corpo de Bombeiros que iriam tomar posse a partir de 6 de junho, para reforçar o trabalho de socorro às vítimas das chuvas. O governador também solicitou o apoio do Comando Militar do Nordeste com efetivo, embarcações e aeronaves para o serviço de busca e salvamento.

Foto: Divulgação

"Mobilizamos todo o efetivo do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, da Polícia Militar e da Assistência Social para o suporte aos municípios no atendimento às vítimas das chuvas. Estamos adiantando a nomeação dos novos soldados dos Bombeiros e também solicitei o apoio do Comando Militar do Nordeste", afirmou o governador, em nota.

A prefeitura de Recife abriu escolas e creches para receber as famílias que necessitam. A lista completa foi colocada na internet pelo governo do Estado (confira aqui).



Fonte: Yahoo