Imposto federal sobre o preço da gasolina está fixo há dois anos, mas ICMS que é regulado por governadores, está quase o dobro do que estava no início de janeiro
Fila em posto de gasolina Petrobras / Imagem Google
Imposto federal sobre o preço da gasolina está fixo há dois anos, mas ICMS que é regulado por governadores, está quase o dobro do que estava no início de janeiro
Preço da gasolina do Brasil sofre disparadas desenfreadas mesmo imposto federal está fixo há anos. O presidente Jair Bolsonaro, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, declarou que a gasolina no Brasil está “barata”, uma vez que o combustível “custa R$ 1,95 na refinaria”. Afinal, como é possível o brasileiro pagar tão caro nesse combustível?
Imposto federal está fixo há anos mas não impede altas no preço da gasolina
“Está barata a gasolina. Não, está barata… Custa R$ 1,95 na refinaria. Até chegar na ponta, lá…”, disse o chefe do executivo. Do outro lado, nos postos, a última média semanal do preço do líquido trazida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) foi de R$ 5,866.
“Você pode ver, o imposto federal na gasolina existe. Chama-se PIS-Cofins. Ele é o mesmo valor fixo desde que eu assumi. Por dois anos e meio eu não aumentei nada. Agora, o ICMS está quase o dobro do que estava no início de janeiro. ICMS é dos governadores. Eu não sou… eu sou passível de crítica, sem problema nenhum, agora, vamos criticar com razão”, disse o presidente em resposta às críticas de alta no preço dos combustíveis.
Após reajuste de 3,3%feito pela Petrobras na semana passada, o preço da gasolina que sai das refinarias subiu de R$ 2,69 para R$ 2,78. A petroleira leva em consideração o preço de 73% de um litro de gasolina, visto que no Brasil, acrescenta-se álcool no combustível antes de colocá-lo à venda.
Para melhor entendimento, um litro de gasolina que vai para o tanque do consumidor é composto de 73% de gasolina e 27% de álcool. Ou seja, a Petrobras é responsável por R$ 1,97 do custo de um litro de gasolina que é vendido nos postos.
De acordo com a estatal, a alta no valor médio da gasolina segue o aumento dos patamares internacionais de preços. Eles servem como uma forma de garantir que o mercado não sofra com o risco de uma crise de desabastecimento.
Mas no final o consumidor que paga a conta, uma vez que outras questões devem ser consideradas, como impostos estaduais, adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel, além da margem cobrada pela distribuição e revenda.
Fonte: CPG
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