Até o momento, quase 900 pessoas ficaram feridas por causa do tremor, que chegou a ser sentido na Turquia e na Grécia

                                           LOKMAN ILHAN/ANADOLU AGENCY VIA GETTY IMAGE


Subiu para 51 o número de mortes provocadas pelo terremoto com magnitude 7.0 que atingiu o mar Egeu, na manhã dessa sexta-feira (30/10). As autoridades da Turquia anunciaram 49 mortos na cidade costeira de Izmir, enquanto dois adolescentes morreram na ilha grega de Samos. No total, quase 900 pessoas ficaram feridas por causa do tremor, que chegou a ser sentido na Grécia.

Segundo a CNN da Turquia, a Presidência de Gestão de Emergências e Desastres da Turquia (Afad) informou que ao menos 17 mortes e 709 pessoas feridas.
Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), a profundidade foi de 10 quilômetros.

Lokman Ilhan/Anadolu - Agency via Getty images

O epicentro foi a 33,5 quilômetros da costa. Uma das principais cidades atingidas pelo fenômeno foi Esmirna, na Turquia.
Após o terremoto, ocorreram 33 tremores secundários. Desses, 13 tiveram magnitude superior a 4.0, segundo a AFAD.
O ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, disse, em rede social, que pelo menos 17 prédios desabaram nos distritos de Esmirna.
Vídeos gravados e publicados em redes sociais mostram um desses prédios desabando.

Além disso, há registros de que a cidade turca de Izmir ficou alagada devido a um mini tsunami provocado pelo terremoto.
Uma das quatro pessoas que morreram, segundo a Afad, foi por afogamento.
Segundo o governo turco, 53 veículos e 189 funcionários, num total de 112 equipes de emergência, foram designados na região.




Fonte: Metrópoles