A 21ª edição do Festival de Curtas de Pernambuco (FestCine) anunciou nesta segunda-feira, 25 de novembro, os filmes selecionados para as mostras competitivas. Ao todo, 152 trabalhos foram inscritos, dos quais 49 foram escolhidos para a programação. O FestCine é realizado pelo Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife, e tem o objetivo de incentivar a produção audiovisual pernambucana. 
Entre os 49 filmes selecionados está D-20 Vermelha que tem direção de Djaelton Quirino, co-produção da Pajeú Filmes e é protagonizado pelos atores Éder Lopes e Alex Pessoa, de Arcoverde. O filme lançado no último dia 24 de outubro, dentro da Mostra Poesia na Tela, surgiu de uma oficina de dramaturgia, onde Tiago Henrique que é fotógrafo fez um texto  baseado em uma história que ele viveu e o Djaelton resolveu transformar em filme. Na história a D20 tem uma presença forte e se tornou o terceiro personagem da história. O D20 foi todo filmado no interior de Pernambuco e com equipe formada por artistas sertanejos.
O roteiro do D20 Vermelha é de Caroline Arcoverde e Tiago Henrique. A fotografia é de William Tenório e o som direto de Richard Soares. Já a direção musical é de Tocha Ribeiro e a montagem de Djaelton Quirino e William Tenório.
O FestCinem acontece de 9 a 14 de dezembro, no Cinema São Luiz, no Recife. Clique AQUI e confira o resultado.
Dos 49 selecionados, participam realizadores e realizadoras do litoral ao sertão pernambucano, de cidades como Arcoverde, Buíque, Carpina, Caruaru, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Jatobá, Olinda, Orobó, Petrolândia, Petrolina, Recife e Tacaratu.
Os selecionados concorrem a um total de R$ 58,5 mil em premiações, divididas na Mostra Competitiva Geral e na Mostra Competitiva de Formação. Será concedido, ainda, o Troféu Fernando Spencer para os filmes que concorrem na Mostra Competitiva Geral em diversas categorias.
Amannda Oliveira