Foto: Twenty20/DoonDevil


1-Oceanos vs Terra

Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra. Dessa maneira, eles têm grande influência sobre as diferentes condições climáticas ao redor do mundo. Além do mais, vale a pena salientar que sem os oceanos nós não sobreviveríamos porque não suportaríamos o calor extremo do sol. 

2-O oceano absorve radiação

Se os oceanos não absorvessem a radiação solar, a humanidade estaria morta. Especialmente ao redor da Linha do Equador, onde os oceanos atuam como um grande painel solar que retém quantidades maciças de calor.

3-O oceano absorve calor

Ao absorver calor, os oceanos conseguem provocar mudanças de temperaturas em grandes distâncias. Vale a pena salientar que o sol consegue penetrar apenas na primeira camada da terra, portanto, ela fica aquecida bem mais rápida do que os oceanos. Não é toa , quando estamos na praia temos a sensação de que o vento é mais frio.

Foto: Twenty20/Aperture_AG517


4-Como o clima é afetado pelo oceano?

O clima terrestre e oceânico são bem diferentes. Isso se dá porque a água absorve o calor do sol devagar, portanto, sua temperatura demora mais tempo para ser alterada. Assim sendo, determinadas regiões dos oceanos ficam bem mais frias ou mais quentes do que partes da terra. Além do mais, isso faz com que as estações do ano nos oceanos tenham menos variedade. Como as mudanças são graduais, não há transformações climáticas precisas que marcam as passagens entre as quatro estações do ano.

5-O começo de uma tempestade

Quase toda chuva que caí na terra começa com o oceano. A água do oceano evapora, criado uma nuvem de chuva na umidade do ar acima dela. Esta chuva então é carregada pelas correntes de vento que são distribuídas pelo planeta. E, posteriormente, temos as tempestades. 

Fotos: Twenty20/TdyuvBanova

6-Ventos e correntes

As correntes são diretamente afetadas pela circulação de ar acima do oceano, que por sua vez é controlada pela energia do sol. Desse modo, os ventos vão de encontro à água, estabelecendo padrões de correntes.

7-Climas conectados

As correntes têm a função de regular o clima do mundo. Seus movimentos constantes transportam as águas mornas dos trópicos para os polos e vice-versa. Sendo assim, este processo impede que as áreas ao redor da Linha do Equador fiquem insuportavelmente quente, assim como, as regiões em torno dos polos fiquem insuportavelmente frias. 

Foto: Twenty20/SteveAlenPhoto


8-Mudanças graduais

Como os oceanos são gigantescos, eles têm uma lenta circulação. Isso acarreta diretamente nas mudanças climáticas provocadas por eles. Ao invés de acontecerem em questões de dias, as transformações demoram décadas para ocorrerem. 

9-Impactos negativos

Os oceanos afetam o clima e vice-versa. A emissão desenfreada de gases do efeito estufa provocam mudanças de padrões climáticos, ocasionando o aumento dos níveis das águas e das precipitações dos mares. Desse modo, os oceanos não conseguem mais regular o clima como faziam antes. Vale a pena salientar que estamos enfrentando o derretimento da camada de gelo em ambos os polos. E, além disso, as temperaturas em torno da Linha do Equador ficam cada vez mais quentes. 

Foto: Twenty20/MeganSpires

10-Os efeitos da humanidade

Há décadas, os mares são contaminados pelas ações inconsequentes dos seres humanos. Emissões excessivas de dióxido de carbono provocaram o aumento da acidez dos oceanos em 30% nos últimos 200 anos. Isso afeta diretamente o ecossistema marinho.




Fonte: M./Nancy Barber