Ao menos cinco pessoas morreram durante a passagem do furacão Harvey, no Texas. 

Depois de ter devastado o litoral texano, a tempestade inundou o interior do Estado. O Serviço Nacional do Clima emitiu um alerta ontem sobre a força das águas, afirmando que "as condições climáticas estão além de tudo já vivenciado" na região.

O mais potente furacão a atingir os EUA desde 2005, e o Texas desde 1961, tocou a região na sexta (25) com categoria 4 (de uma escala de 5). O Harvey perdeu força no sábado (26) e se transformou em tempestade tropical, mas como avança lentamente, deixará cair muita água sobre a região. A previsão é de 38 cm a 63 cm de chuva até quinta-feira (31).

Segundo a Cruz Vermelha americana, mais de 1,8 mil pessoas se encontram em 35 abrigos no Texas e na Louisiana.

"A situação é grave e vai piorar", afirmou, por sua vez, o governador do Texas, Greg Abbott, à rede "Fox News". Ele disse ainda que os danos causados chegam a milhões de dólares.

O prefeito de Houston (principal cidade do estado), Sylvester Turner, afirmou que ao menos mil pessoas foram resgatadas durante a madrugada de ontem. A região foi atingida com mais força, com ventos de 75km/h.

O Harvey deixou estradas submersas, casas sem telhados e postes arrancados. Os serviços de emergência pedem que os 2 milhões de habitantes fiquem em casa, e não andem pelas estradas inundadas com seus carros.





Fonte: Destak
Foto: Divulgação