UMA CIDADE QUE VALORIZA A SUA CULTURA E A DOS SEUS ARTISTAS


 Maracatu


O Encontro dos Maracatus tem seu início no Parque dos Lanceiros e percorre as principais ruas da Cidade, até a Praça Papa João XXIII, popularmente conhecida como Praça da Catedral, para a apoteose do desfile, onde cada Mestre de Maracatu apresentará suas loas e os caboclos de lança realizarão suas evoluções com seus chocalhos, sob suas golas coloridas, e empunhando as imensas lanças adornadas com fitas, complementavam a “coreografia” do baque solto, ao som de sambadas marcadas por taróis e tambores.

A beleza das evoluções do Maracatu, um fenômeno singular, poderoso, mágico, cósmico, tocando o nosso inconsciente coletivo. É a alma do povo de Nazaré da Mata, irrompendo na vertigem alucinante dos chocalhos dos caboclos de lança em suas evoluções.

O Maracatu, uma das mais antigas tradições da cultura popular do Estado de Pernambuco, e tem oficialmente, a sua comemoração marcada no dia 1.º de Agosto.

A data dedicada ao folguedo homenageia o nascimento do Mestre Luiz de França, do Maracatu Leão Coroado, eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

No Estado de Pernambuco, a Lei Estadual n.º 11.506, datada aos 22 dias do mês de Dezembro do ano de 1997, não podia ser mais sucinta. Institui em Pernambuco o dia 1.º de Agosto como ‘Dia Estadual do Maracatu’ e revoga todas as disposições em contrário.
 

 MARACATU RURAL - Maracatu Rural é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana no qual figuram os conhecidos caboclos de lança. É conhecido também por Maracatu de Baque Solto. Distingue-se do Maracatu Nação ou Maracatu de Baque Virado, em organização, personagens e ritmo.

O Maracatu Rural mais antigo do Brasil é o Cambinda Brasileira. O grupo foi fundado em 1898, e sua Sede permanece no mesmo lugar, no Engenho do Cumbe, Nazaré da Mata, Zona da Mata de Pernambuco.

Os principais personagens do Maracatu Rural são: Caboclos de lança (ícones do Carnaval de Pernambuco), Catirina, Mateus, Catita, Reis e Rainhas. Os principais e mais tradicionais Grupos de Maracatu Rural de Nazaré da Mata, são: 

Maracatu Leão Brasileirinho;
Maracatu Leão Dourado;
Maracatu Águia de Ouro;
Maracatu Leão de Ouro;
Maracatu Leão Africano;
Maracatu Leão Formoso;
Maracatu Leão Misterioso;
Maracatu Leão Cutural;
Maracatu Piaba Dourada;
Maracatu Leao Nazareno;
Maracatu Estrela Brilhante;
Maracatu Águia Misteriosa;
Maracatu Cambinda Nova;
Maracatu Leão da Selva;
Maracatu Leão Faceiro;
Maracatu Águia Dourada;
Maracatu Estrela da Tarde;
Maracatu Cambinda Brasileira (o Maracatu mais antigo do Brasil);
Maracatu Coração Nazareno (Maracatu formado apenas por mulherse);
Maracatu Sonho de Criança (Maracatu formado apenas por crianças).

MARACATU FEMININO - CORAÇÃO NAZARENO - Este tem um diferencial dos demais, por ser formado unicamente por mulheres que veem na expressão cultural, uma oportunidade de garantir a continuidade deste folguedo popular para as novas gerações, além de possibilitarem a formação de agentes culturais. Através das oficinas de artes as mulheres confeccionam toda a indumentária e adornos necessários para o desfile do maracatu.
 

O Maracatu Coração Nazareno é uma forma de levar a delicadeza, a leveza, feminilidade e a fortaleza da mulher a um ambiente formado prioritariamente por homens. Tendo sido fundado no ano de 2004 e teve sua primeira apresentação em 2005, no Encontro de Maracatus na Cidade Tabajara em Olinda.

Outras apresentações: Abertura do 8º Congresso de Recursos Humanos/Centro Convenções Olinda/2005, Abertura da Feira de Economia Feminista Solidária de Pernambuco/Estação Central Ferroviária/2007, Gravação do CD - A Rosa do Maracatu e apresentações nos Carnavais de diversas Cidades.

MARACATU MIRIM - SONHO DE CRIANÇA - Mantém para as próximas gerações a beleza da Festa. Em um mundo cada vez mais globalizado, um dos maiores desafios de qualquer Cidade é com certeza, conseguir, manter a sua tradição cultural. E com Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, do Estado de Pernambuco, não é diferente. A cidade dos Maracatus Rurais, popularmente conhecida como ‘Terra do Maracatu’, está longe de perder o brilho e encantamento dos seus caboclos de lanças. Desde o não de 1997, o Maracatu Mirim - Sonho de Criança, composto por mais de 70 crianças entre 10 e 14 anos, tem a missão de manter viva a herança centenária do Maracatu de Baque Solto, ou Maracatu Rural.
 
  
Segundo informações da Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata, através da Secretaria de Turismo e Cultura, os meninos têm encontros e ensaios semanais com o mestre do Maracatu. E tudo isso tem mais de um objetivo, uma vez que além de dar continuidade à cultura da Cidade, ainda evita que os meninos pratiquem coisas erradas, desta feita a dupla finalidade acaba preservando a tradição, mantendo firmes os laços culturais e a valorização o Maracatu Rural.
 
 
O cortador de cana-de-açúcar Manoel Galdino, 45 anos, é o grande professor dos garotos do Maracatu Mirim. Com mais de 30 anos de vivência com os Maracatus de Nazaré da Mata, ele é o responsável por organizar, ensinar e treinar as manobras com os jovens. “A maioria busca aprender porque quer mesmo. É algo que vem das raízes deles. Não tem esforço nenhum aqui. As coisas são naturais. Eles aprendem com o tempo, brincando. É claro que tem os mais danados, mas isso é normal”, detalhou.

SAMBADAS NO PARQUE - Na atual gestão, capitaneada pelo Prefeito Constitucional do Município de Nazaré da Mata, Nado Coutinho, foi criado o Projeto ‘Sambada do Parque’, que vem sendo brilhantemente realizado com grande sucesso no Parque dos Lanceiros, que é um belíssimo equipamento temático em referência ao Maracatu Rural, onde trabalhadores da cana-de-açúcar, protagonizam uma das principais manifestações da cultura de Nazaré da Mata e de Pernambuco.
 
  
As ‘Sambadas no Parque’ contam com a participação de personagens do Maracatu Rural, ‘os Mestres do Maracatu’, que realizaram um embate, de louas, rimas e versos, “as sambadas”, além de muitas cores e luzes, proporcionando aos espectadores um verdadeiro espetáculo explorando ‘a beleza desta arte’, o objetivo do evento é difundir e fortalecer a cultura e as tradições locais.

Para maiores informações sobre o “Maracatu”, contate-nos: 

PREFEITURA MUNICIPAL DE NAZARÉ DA MATA
Rua Marechal Dantas Barreto, 1338, Centro, Nazaré da Mata - PE.
CEP.: 55.800-000
Site: www.prefeituranazaredamata.com.br/
Fones: (081) 3633-1336.

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA
Espaço Cultura Poeta Mauro Mota
Rua Barão de Tamandaré, S/N, Centro, Nazaré da Mata - PE.
CEP.: 55.800-000