Um curto-circuito ocorrido por volta das 23h40 de anteontem provocou uma pane na linha 2 sul do metrô do Recife (Metrorec). 
A descarga elétrica danificou os equipamentos e o trecho da linha entre as estações da Imbiribeira e Porta Larga ficou completamente parado entre as 5h e 9h de ontem.
Inicialmente, os usuários afirmaram que o problema aconteceu devido a uma explosão, mas depois, a Metrorec divulgou nota explicando que um raio havia atingido a Subestação Retificadora do metrô, que fica que fica próxima à estação Shopping.
O raio danificou equipamentos causando um princípio de incêndio, além da ruptura de um dos cabos de alimentação da rede aérea que abastece os trens. Os bombeiros foram ao local e controlaram o fogo.
Ninguém ficou ferido. Há relatos de que, durante a madrugada, aconteceram novas explosões, e que os bombeiros voltaram a ser acionados.
Após as 9h, a linha sul operou, durante o dia ontem, com apenas três trens nos sentidos cidade/subúrbio e subúbio/cidade nas linhas entre o bairro da Imbiribeira, no Recife, e Porta Larga, em Jaboatão dos Guararapes. Segundo a Metrorec, o intervalo entre os veículos aumentou de cinco a dez minutos mais do que o tempo habitual, que costuma ser de 20 minutos, normalmente.
Nos trechos entre as estações Centro/Imbiribeira e Porta Larga/Cajueiro Seco, o metrô operou normalmente ontem.
Segundo a Metrorec, uma equipe técnica da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizou reavaliações após os serviços de reparo para recolocação do cabo danificado para que o transporte de passageiros hoje não fosse prejudicado.

Fonte: Destak Jornal