Pedalar
em cidades que pensam na bicicleta como estratégia de mobilidade faz toda a
diferença. Conheça alguns exemplos pela Europa de infraestrutura cicloviária
que melhoram muito a vida de quem pedala.
1.º Copenhague
Os trens
metropolitanos de Copenhague possuem vagões especiais com engate para a roda
traseira das bicicletas, além disso. algumas das ciclovias são apenas faixas pintadas em grandes avenidas. O
asfalto possui demarcação para que os carros esperem a passagem das
bicicletas antes de fazer a conversão à direita.
2. Amsterdam
Em Amsterdam (como em outras cidades européias) é muito comum o
bike-box: um espaço para que os ciclistas aguardem o semáforo à frente
dos carros, pois é bem mais seguro largarem antes).
As ruas da cidade são organizadas em
“camadas” e tem espaços para pedestres, ciclistas, carros e veículo leve
sobre trilhos.
3.Lyon
O modelo de aluguel de bicicletas de Lyon inspirou Paris, Barcelona e
Londres. Nesse sistema, empresas de publicidade fornecem bicicletas
públicas de aluguel e ganham visibilidade. A antiga avenida que circundava o rio Rhône, em Lyon, foi transformada
em via de ciclistas e pedestres. É muito agradável pedalar à beira do
rio.
4. Paris
Para garantir a fluidez dos ciclistas, algumas ciclovias de Paris que
ficam no canto da rua são desviadas para a calçada onde há pontos de
ônibus. Assim, os passageiros de coletivos podem sair do veículo em
segurança e os ciclistas não precisam parar.
Os desenhos de bicicletas mostram que é permitido circular na contramão dos carros em Paris.
5. Londres
Em Londres, bicicletas podem, por lei, circular nas faixas preferenciais
de ônibus. Os motoristas dos coletivos recebem um treinamento intenso
para o convívio com ciclistas. Alguns chegam a mudar de faixa para fazer
uma ultrapassagem segura.
Informações: Pragmatismo Político
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