Balanço da SDS revela que nos dois primeiros meses do ano houve 977 casos, 47% a mais do que o mesmo período de 2016

Pernambuco registrou 977 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nos dois primeiros meses de 2017. Isto representa um aumento de 47% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 661 homicídios em todo o Estado. Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria de Defesa Social (SDS).

Do total de assassinatos registrados no primeiro bimestre deste ano, 480 foram contabilizados em janeiro e 497 em fevereiro. Vale destacar que, pelo terceiro mês consecutivo, o Estado registra recorde histórico no número de homicídios, apontando a maior quantidade de assassinatos já registrada desde a criação do programa de segurança Pacto Pela Vida (PPV), que completa dez anos em maio.

Para tentar diminuir os homicídios, a SDS vai implantar um novo esquema de investigação. Os homicídios deixaram de ser apurados exclusivamente pelas delegacias especializadas, que ficarão apenas com os casos mais complexos e registrados em 2016 e 2017. Assassinatos de proximidade, que envolvem familiares e amigos, por exemplo, serão distribuídos para as delegacias dos distritos. Outras especializadas, como a Delegacia de Meio Ambiente e do Idoso, receberão inquéritos antigos ainda sem resolução.

Diferentemente dos CVLIs, os Crimes Violentos Patrimoniais (CVP) de fevereiro apresentaram diminuição em relação ao mês de janeiro de 2017. Ao todo, no segundo mês do ano, foram registradas 9.046 ocorrências, incluindo roubos a ônibus, bancos e veículos. Em janeiro, a SDS contabilizou 11.230 casos do tipo.

Ainda em fevereiro, foram contabilizados 175 roubos a coletivos, 13% a menos que os 199 assaltos registrados em janeiro. Houve, ainda, diminuição do número de roubos de veículos, com 1.552 ocorrências em fevereiro. Em janeiro, aconteceram 1.775 casos.

Em relação aos bancos, nas ações consumadas houve queda de 33% no Estado, com quatro investidas a menos contra bancos, caixas eletrônicos e carros-fortes, comparando os dados de janeiro e fevereiro deste ano. Já nas tentativas, a redução chegou a 40%, com duas ocorrências a menos.

Violência contra mulher

Ao longo do mês de fevereiro, Pernambuco contabilizou 128 estupros e 2.243 ocorrências de violência doméstica contra mulheres, de acordo com o balanço divulgado ontem pela SDS. Os números apresentaram redução em relação a janeiro, quando foram contabilizadas 167 estupros e 2.915 casos de violência doméstica contra mulheres.




Fonte: Destak Jornal