24 de novembro de 2016

Projeto itinerante de cultura popular será realizado em Tracunhaém

Foto: Divulgação-Maracatu-Leão-Misterioso-Tracunhaém

No próximo sábado (26), às 21h., será realizada a abertura da programação cultural do projeto Noite do Formigueiro com apresentações do coco de roda “Panela de Barro” e o Maracatu Leão Misterioso da cidade de Tracunhaém. O evento será realizado na sede do maracatu na Praça do Trabalhador Rural no bairro novo em Tracunhaém.

O evento, que tem o incentivo do Governo do Estado, por meio do Funcultura, FUNDARPE e Secretaria de Cultura, marca o início das apresentações culturais, gratuita, dos grupos de coco de roda “Panela de Barro” e “Coco Mano de Baé”, que vai percorrer o penúltimo ou último sábado de cada mês, nas sedes dos maracatus rurais, Boi de Carnaval e bloco rural, do município.Durante oito meses, de novembro/2016 a junho de 2017, os grupos de coco de roda “Panela de Barro” e “Coco Mano de Baé”, vão realizar uma Noite do Formigueiro em setes sedes de grupos culturais de Tracunhaém. Sendo oito apresentações de Coco de Roda; seis apresentações de Maracatu Rural; uma apresentação de Boi de Carnaval e uma apresentação de Bloco Rural.A coordenadora geral e idealizadora do projeto, Jeilza Maria, afirma que o evento tem como objetivo “fortalecer as manifestações culturais do município e proporcionar diversão à população local, além de muito aprendizado e ensino da cultura popular e tradicional”.

Protagonistas da festa, os grupos de coco de roda “Panela de Barro” e Coco Mano de Baé têm em comum a tradição da cultura da oralidade e de raiz. Naturais do município de Tracunhaém, os dois grupos buscam, dia a dia, construir a salvaguarda da brincadeira, do coco de roda.O grupo Panela de Barro, que leva o nome em homenagem a cidade de Tracunhaém, e idealizado há 3 anos,pela mestra Jeilza Maria, ou Jel do Coco, como todas a conhecem -filha de uma importante brincante e compositora de coco do município,Maria José da Rocha, traz em seu repertório,letras voltadas para o universo da cultura que remetem à memória dos antigos cocos entoados nos antigos engenhos de cana de açúcar da região, além de temas ligados a atualidade. Ao todo, dez componentes integram o grupo, que têm como peculiaridade, a participação de vários integrantes da família.Seguindo o mesmo protagonismo cultural, Evilásio Leão Machado, ou Mano de Baé, também figura-se como um artista da continuidade da cultura de tradição. O grupo de coco de roda,Mano de Baé, há 11 anos apresenta em seus shows, a riqueza rítmica e a valorização da cultura popular nordestina.

Programação: 

Data: 26/11/16 
Local: Sede do Maracatu Rural Leão Misterioso de Tracunhaém 
Horário: 21h. 
Atrações:Coco Panela de Barro; Maracatu Leão Misterioso de Tracunhaém 

Data: 17/12/16 
Local:Sede do Maracatu Rural Estrela de Tracunhaém 
Horário:21h. 
Atrações: Coco Mano de Baé; Maracatu Estrela de Tracunhaém 

Data: 28/01/17
Local: Sede do Boi Mimoso de Tracunhaém
Horário: 21h.
Atrações: Coco de Roda Panela de Barro; Boi Mimoso de Tracunhaém 

Data: 11/02/17
Local: Sede do Bloco Caravana Andaluza de Tracunhaém
Horário: 21h.
Atrações: Coco Mano de Baé; Bloco Rural Caravana Andaluza de Tracunhaém

Data: 25/03/17
Local: Sede do Maracatu Rural Pavão Dourado de Tracunhaém
Horário: 21h.
Atrações: Coco Panela de Barro; Maracatu Pavão Dourado de Tracunhaém 

Data: 29/04/17
Local: Sede do Maracatu Rural Águia Formosa de Tracunhaém
Horário: 21h.
Atrações: Coco Mano de Baé; Maracatu Rural Águia Formosa de Tracunhaém 

Data: 28/05/17
Local: Sede do Maracatu Rural Leão Formoso de Tracunhaém
Horário: 21h.
Atrações: Coco Panela de Barro; Maracatu Rural Leão Formoso de Tracunhaém

Data: 24/06/17
Local: Sede do Maracatu Rural Leão Misterioso de Tracunhaém
Horário: 21h.
Atrações: Coco Mano de Baé; Maracatu Rural Leão Misterioso de Tracunhaém




Voz de Pernambuco