Caderno e lápis, um pacote de bala, rádios a pilha e chocolate branco. Estes são alguns dos pedidos de presentes de Natal de idosos do Asilo São Vicente de Paulo, na Lapa.

Voluntários do asilo compartilharam nessa quarta-feira (9) a lista nas redes sociais de uma forma diferente e emocionante, para incentivar as doações.

As fotos dos idosos foram tiradas na segunda-feira (7), por iniciativa dos próprios voluntários da instituição.

Segundo Andrei de Souza Vidal, esta é a primeira vez que uma campanha de arrecadação para o Natal é realizada na instituição.

“É bom, porque tem muitos senhores que não têm família. Então, não pode passar em branco. Nem que fosse uma lembrancinha pequena, acho que a gente deveria ajudar”, conta.

Segundo Andrei, a ideia foi inspirada em uma publicação semelhante de um asilo em Minas Gerais. “Nós fomos até a loja Marechal, aqui da Lapa, onde a gente já começou ganhando o quadrinho. Fomos até o lar e perguntamos para cada idoso o que eles gostariam de ganhar. Com as respostas deles, nós fizemos as fotos”, explica.

A reação dos moradores foi positiva. “Eles ficaram muito felizes. A gente ficou muito emocionado. Porque teve cada pedido… Foi bem chocante”, lembra.

Os pedidos emocionaram os voluntários e as pessoas que compartilharam a publicação nas redes sociais.
Como ajudar

Nesse domingo (13), o grupo estará recebendo as doações de presentes e outros itens no Memorial de Curitiba, onde foi cedido um espaço para a iniciativa. O Memorial fica no Largo da Ordem, no Centro. As doações serão recolhidas entre 9h e 19h.

Além dos presentes, a instituição também aceita a doação de alimentos e produtos de higiene (confira a lista no fim da matéria), além de roupas.

Também é possível fazer doações em dinheiro, depositando a quantia diretamente na conta do asilo – basta entrar em contato pelo telefone (41) 3622-3362, através do qual também é possível obter mais informações sobre as doações.

Os presentes e doações também podem ser enviados pelo correio. O endereço é Rua Barão do Rio Branco, número 440, na Lapa, Paraná. O CEP é 83750-000.

A entrega dos presentes aos idosos será feita no dia 18 de novembro.

Confira as votos tiradas pelos voluntários:
























                                                                    

O asilo

O São Vicente da Paulo da Lapa abriga, hoje, 47 idosos que têm idades entre 70 e 98 anos. São dois lares e os pedidos de doação foram feitos, a principio, apenas para um deles. De acordo com Andrei, dependendo do sucesso dessa primeira etapa, o segundo lar também deve receber doações.

Outras entidades em Curitiba

O Asilo São Vicente de Paulo de Curitiba atua há 90 anos e tem capacidade para 160 idosas. O atendimento de longa permanência atende apenas mulheres. As formas de doação estão disponíveis no site da instituição. Entre as principais necessidades no momento estão fraldas geriátricas M e G, roupas íntimas, sandálias, vestidos e lenços umedecidos.

Para o Natal, o Asilo São Vicente de Paulo também está organizando uma campanha de arrecadação de presentes. As doações podem ser depositadas nas Árvores de Natal na instituição e em vários locais de Curitiba – na Fabrica Mili; Assembleia Legislativa do Paraná; Faculdade Tuiuti; Ministério Público; e panificado Piegel.

Já o Lar de Idosos Recanto Tarumã atende cerca de 120 homens e também aceita doações em dinheiro ou de itens de higiene, alimentos e roupas no local. Entre os itens em falta estão fraudas tamanho G, sabão em pó, detergente e alimentos como feijão e leite. As informações sobre a campanha para arrecadação de presentes para o Natal serão divulgadas em breve.

Você encontra uma lista completa das entidades assistenciais voltadas para idosos, com ou sem fins lucrativos, no site da Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba.

Lista de demandas do Asilo São Vicente de Paulo da Lapa

Alimentos: achocolatado, adoçante, bolachas, coco ralado, café, chá, creme de leite, extrato de tomate, farinha de milho, leite condensado, canjica, maionese, quirera, sagu, suco e trigo.

Produtos de limpeza: água sanitária, amaciante, detergente, desinfetante, sabão em pó, sacos de lixo de 40 e 100 litros e fraudas geriátricas tamanho G.



Fonte: Paraná Portal
Fotos: Divulgação