Cerca de um mês após a 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital determinar a interdição de chuveirões instalados na orla de Boa Viagem, na zona sul do Recife, a prefeitura informou ontem que 47 dos 207 pontos de distribuição de água, em chuveirões, quiosques e barracas serão desativados. Em coletiva realizada ontem, foi informado que os demais pontos passarão por uma ação de ordenamento. As medidas visam evitar riscos à saúde pública.
No último sábado (21), tiveram início as notificações sobre a proibição de utilizar a água nos 47 pontos contaminados pela bactéria Escherichia coli. Segundo a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), 33 locais foram notificados e os demais serão nos próximos dias. Caso os responsáveis descumpram a determinação, a prefeitura poderá apreender os equipamentos.
Os novos chuveiros serão instalados por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Serão 110 em Boa Viagem e 40 em Olinda. Os chuveirões serão alimentados por dois reservatórios que, juntos, têm capacidade para 53 mil litros de água tratada.
Hoje a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE) vai lançar a licitação para contratação da empresa responsável pela estruturação e o processo pode levar até 60 dias. Após contratada, a empresa terá até oito meses para fazer o serviço. A obra está orçada em R$ 2,3 milhões, sendo R$ 1,6 milhão destinados à implantação dos equipamentos na orla de Boa Viagem.


Destak Jornal