O músico não resistiu a uma parada cardiorrespiratória na manhã de terça-feira
 

 Nesta terça-feira (01/3), o país perdeu um dos grandes nomes da bossa nova, Severino Filho. O músico de 88 anos, integrante da banda Os Cariocas, sofreu uma parada cardiorrespiratória no início desta manhã.

Severino que era instrumentista e arranjador, seguia internado desde o início do ano por consequência de trombose pulmonar no Hospital Quinta D'Or, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro. No último ano, o artista sofreu complicações e ficou internado por cerca de um mês no Hospital São Luiz, e por vontade própria foi transferido para o Rio de Janeiro, onde teve a perna direita amputada justamente por causa da trombose pulmonar.

Para Dikran Berberian, criador do Clube da Bossa de Brasília, a música popular brasileira perde um grande artista que parecia indestrutível. “Severino Filho era um amigo fraterno do Clube da Bossa, onde fez vários shows.No último deles, em novembro de 2015, levou ao público um arranjo que fiz para Asa branca, de Luiz Gonzaga, vocalizado por ele e seus companheiros de grupo. Todos nós, amantes da bossa nova, vamos sentir muita a falta de Severino. Ficamos na torcida para que, sob a inspiração dele, o conjunto não se desfaça”.

 Desde 1946, a banda Os Cariocas é considerada um dos grupo de renome no segmento musical no Brasil, tendo sido ícone de influência na carreira de músicos como, Tim Maia, que gravou um disco junto com a banda.

 Para Severino, a música era o elemento primordial do qual regia sua vida, até nos seu últimos momentos. De acordo com sua filha, Lúcia Veríssimo, mesmo no período de sua internação, o cantor fazia questão de chamar os companheiros da banda para ensaiar dentro do próprio CTI. Também no hospital, Severino ganhou a dmiração dos profissionais e demais pacientes com o repértório de músicas clássicas como Garota de Ipenama, Minha namorada e Corcovado.





Texto e foto: Correio Braziliense