Funcionários do Hospital Ermírio Coutinho, localizado no município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte de Pernambuco, fecharam as portas da unidade de saúde e paralisaram o atendimento nesta quarta-feira (2). 
 
 
O hospital tem atendimento em várias especialidades, e atende, além de moradores de Nazará da Mata, pacientes que moram nas cidades circunvizinhas da região. Segundo informações do médico e também diretor do Hospital Ermírio Coutinho, Francisco Madeiro, o fechamento da unidade é culpa exclusivamente do governo do estado de Pernambuco que não reajustou os salários dos profissionais como também a falta de pagamento da pró-atividade. Somente nesta semana, 33 mulheres realizaram partos no local e apenas essas pacientes estão ainda estão sendo atendidas.
 
Segundo informações da diretoria do Hospital os salários estão em dia, mas no dia a dia existe uma sobrecarga grande nos atendimentos realizados no hospital e o governo do Estado não vem cumprindo com o pagamento dessa "jornada extra" realizada pelos profissionais.

No dia 19 de Janeiro, a falta de medicamentos e a irregularidade no repasse de verbas já tinha provocado problemas para que os atendimentos fossem realizados normalmente no Ermírio Coutinho.

Por meio de nota, a secretaria estadual de Saúde "esclarece que vem discutindo e trabalhando juntamente com a unidade o reajuste dos valores dos repasses. "



 
ASCOM/JC