Um homem que começou a sofrer terríveis dores no peito ficou chocado ao descobrir que ele tinha um palito de dente inteiro dentro de seu coração.


Horacio Rodriguez, de 42 anos, acredita que ele deve ter engolido o palito no início do ano, quando ele comeu “um monte de aperitivos”. Ele teve febre, em janeiro, e os médicos disseram que ele tinha uma infecção no coração, receitando antibióticos.

Porém, depois que ele começou a perder peso, tossir sangue e sofrer dores no peito, ele resolveu procurar a ajuda de outros especialistas. Exames revelaram um objeto dentro de seu coração, e cirurgiões no Hospital Fernandez, em Buenos Aires, na Argentina, decidiram fazer uma operação para remover o objeto.

A princípio, pensou-se que o objeto fosse um cateter que havia sido inserido quando Rodriguez passou por uma transfusão de sangue, ainda adolescente. No entanto, durante uma operação de sete horas de duração, eles ficaram surpresos ao encontrar um palito inteiro dentro do órgão.

Fernando Cichero, cardiologista do hospital, disse ao jornal Mirror que a descoberta foi “incrível”.

Primeiro, os médicos drenaram seu sangue e então puderam ver 'claramente' que o bloqueio estava sendo causada por um palito, ele disse. Os médicos ficaram incrédulos, e discutiram o caso com os colegas na Argentina e em outros países, descobrindo que nenhum deles havia ouvido falar de um caso parecido.




Quando disseram a Rodriguez o que havia preso dentro dele, ele começou a rir e admitiu que ele tinha comido muitos aperitivos no final do ano passado.“Eu não tenho nenhuma ideia de quando eu engoli o palito, mas só posso supor que foi durante algum tipo de celebração”, disse ele, que estava há seis meses na rotina de visitação a hospitais. Ele estava sofrendo uma dor aguda no peito, mas foi só depois de várias ecografias que um especialista notou algo estranho em seu coração e decidiu operá-lo.

Segundo os cirurgiões, não há danos permanentes ao seu coração e ele poderá voltar para casa na próxima semana, desde que fique em repouso. Eles também pediram para evitar qualquer coisa que envolva palitos. Especialistas consultados acreditam que o objeto deve ter entrado em seu coração através de seu esôfago, ou através da veia cava superior, uma grande veia que transporta o sangue oxigenado da cabeça, braços e da parte superior do corpo para o coração. Mesmo com as possíveis e improváveis possibilidades, o caso é extremamente intrigante.

Ingerir um palito acidentalmente, ou qualquer objeto estranho, pode causar problemas graves, incluindo envenenamento do sangue, perfuração intestinal e abscessos no fígado, alertaram os médicos. Palitos, alfinetes, pregos ou pequenos ossos que acabam no intestino podem não aparecer em raios-X convencionais e muitas vezes criam sintomas vagos, tornando a detecção difícil, acrescentaram. Além disso, os pacientes, muitas vezes, não se lembram do incidente. Apenas em 2012, um jornal médico revelou ter recebido mais de 4.000 relatos de deglutições acidentais.



Fonte: J. Ciência/Daily Mail
Foto : Reprodução