Sipilä espera dar exemplo para que acolhimento se torne movimento popular

A casa de campo do primeiro-ministro finlandês Juha Sipila em Kempele, a 500 quilômetros da capital finlandesa - TIMO HEIKKALA / AFP

HELSINQUE - O primeiro-ministro finlandês, Juha Sipilä, anunciou que oferecerá abrigo a refugiados em sua casa de campo. A declaração foi dada neste sábado, na televisão. Sipilä não costuma utilizar a residência, localizada em Kempele, no Norte do país, a mais de 500 quilômetros da capital Helsinque.

- A minha casa me serve muito pouco hoje em dia - afirmou Sipilä, um centrista que tem dito que os finlandeses devem mostrar solidariedade com os imigrantes que chegam ao país.

Num momento em que líderes europeus têm divergido em relação a políticas para enfrentar a crise migratória, o primeiro-ministro disse esperar que sua atitude individual se amplie e seja transformada em uma espécie de movimento popular, fazendo com que "muitos assumam suas responsabilidades nesta crise dos refugiados".

- Eu quero trazer a minha contribuição para mostrar que a Finlândia é um país multicultural - acrescentou.

A Finlândia tem recebido um afluxo inesperado de refugiados. Na sexta-feira, o governo aumentou para entre 25.000 e 30.000 sua estimativa do número de pedidos de asilo em 2015. O número é sete a oito vezes mais do que no ano passado.



O Globo