Falsos produtos domésticos de marca, com níveis perigosos de arsênio e chumbo, foram descobertos à venda na China.


Os produtos falsificados incluíam itens de uso diário, como xampus, detergentes, perfumes, repelentes contra insetos e papel higiênico.

As mercadorias estão sendo vendidas por preços anormalmente baixos nos supermercados e em lojas virtuais, informou o portal People’s Daily Online.

O detergente líquido falsificado possuía 58 vezes o limite legal de arsênio. Por exemplo, uma garrafa de 500 ml de detergente Liby, uma marca popular na China, custa dois Yuan (cerca de um real). Um terço mais barato do que o preço médio de varejo. Mas os testes descobriram que o detergente líquido continha 2,9 mg de arsênio por kg, quantidade que aumenta os riscos de câncer, segundo os especialistas.


Enquanto isso, os xampus, empacotados em embalagens de marcas populares, como Head and Shoulders e Pantene, continham níveis perigosos de chumbo. Cada frasco continha 9,9 mg de chumbo por litro. No Reino Unido, por exemplo, o nível seguro de chumbo na água potável é de cerca de 0,01 miligramas por litro.

A situação veio à tona quando uma proprietária de uma loja de supermercado, identificada apenas como Liu, disse ter recebido reclamações de clientes sobre os xampus comprados em sua loja. “Meus clientes disseram que, ao usar meu xampu, tiveram coceira no couro cabeludo e que isso não acontecia quando usavam o xampu da mesma marca de outra loja”, relatou.

Foi só então que Liu descobriu que os produtos que havia comprado de seu fornecedor por um preço reduzido eram falsificações de alta qualidade, tão reais que era visualmente impossível dizer algo sem uma análise química.

Um grande mercado negro de itens falsificados vem ganhando força na China devido às elevadas margens de lucro envolvidas. As pessoas gostam de usar produtos de marca, mas acabam atraídas pelos baixos custos das contrafacções.

Um website que vende ingredientes para fazer xampus falsificados apresenta um vídeo com instruções de fabricação dos produtos. Ele ainda afirma ser possível criar sua própria "fábrica" com apenas 3 mil Yuan (R$ 1,5 mil).

Unilever, a empresa que detém a marca de xampu Clear, na China, e marcas como Dove, no Reino Unido, está investigando os produtos falsificados à venda. Especialistas pediram para o governo aumentar os esforços para reprimir a fabricação e a venda de produtos falsificados.



J. Ciência