Já estão abertas as inscrições para a oficina gratuita de Cordel, oferecida pelo Memorial Luiz Gonzaga. Vai dar pra aprender história, padrão, matriz poética, autores, capas, xilogravuras e muito mais sobre esse componente da cultura nordestina.


Estão abertas as inscrições para a Oficina de Cordel oferecida pelo Memorial Luiz Gonzaga, localizado no Pátio de São Pedro – 35. Os interessados devem entrar em contato pelo endereço eletrônico acoes.map.mlg@gmail.com ou pelo número 3355-3155. As aulas vão acontecer das 17h até 19h20, entre os dias 24 e 30 de abril, somando uma carga horária de 15 horas.

A oficina traz a história, o padrão, matriz poética, origem, movimentos editoriais, autores, capas e xilogravuras, texto (verso, rima e métrica), ciclos temáticos, e o cordel nos dias de hoje. Os alunos também vão aprender técnicas de versificação, e farão dinâmica em grupo para elaboração de um cordel coletivo. Do programa consta ainda a exibição de documentário, trechos de vídeos, audição de música (gravações originais) e execução musical.

Os professores são Edierck Silva (Licenciado em Música – UFPE), Marcos Leite (Bacharel em Ciências Sociais – UFRPE), José Mauro de Alencar (Pesquisador e Gestor do Memorial Luiz Gonzaga) e Anderson Santos (Museólogo, historiador e contador de história – UFPE/UFRPE/FGF).


A oficina é uma parceria entre o Memorial Luiz Gonzaga e o MAP – Museu de Arte Popular do Recife, aborda a Literatura de Cordel, um movimento literário nordestino de maior relevância na cultura popular.

Serviço:
Oficina de Cordel
De dia 24 até 30 de abril
Curso Gratuito, incluindo material
Memorial Luiz Gonzaga, Pátio de São Pedro – 35
Das 17hrs às 19h20
Inscrições através do e-mail acoes.map.mlg@gmail.com ou através do número 81-3355-3155.




Fonte: Ascom