Mostra é resultado de pesquisa e oficinas de educação patrimonial com estudantes e moradores da Ilha.

Rede Pesca

O Memorial Noronhense abriga a exposição fotográfica do projeto “Expedição Cultural em Noronha”, a partir desta quarta-feira (29). A mostra reúne imagens da Ilha captadas por cerca de 50 estudantes da Escola do Arquipélago, agentes culturais, guias de turismo e monitores do Memorial. As fotografias representam um conjunto de memórias e experiências, numa reflexão sobre o que os moradores pensam do passado e do presente e o que desejam para o futuro do Arquipélago. A mostra ficará em cartaz até o dia 10 de junho e é aberta ao público em geral. O projeto é uma realização do Bureau de Cultura com o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura / Governo de Pernambuco e apoio da administração geral de Fernando de Noronha, do Memorial Noronhense e da Escola Arquipélago.

O projeto “Expedição Cultural em Noronha” foi iniciado em fevereiro do ano passado e constituiu-se em três etapas. Na primeira foi construído um inventário preliminar sobre as referências culturais do Arquipélago, através de visitas a pontos históricos, pesquisas bibliográficas e entrevistas com moradores e artesãos das mais diversas gerações. O intuito foi investigar as memórias individuais e coletivas da Ilha. A segunda fase da Expedição Cultural teve como objetivo identificar e registrar as referências, a memória e a identidade cultural da Ilha através de oficinas de educação patrimonial e mediação cultural, com aulas de campo, jogos e dinâmicas.

Igrejinha

“Só depois de fazermos esse levantamento inicial, partimos para a terceira e última fase do projeto que é a exposição fotográfica e a produção do catálogo”, aponta a turismóloga e produtora cultural, Clarisse Fraga, diretora executiva da Bureau de Cultura. O material busca representar memórias e experiências valiosas, um importante documento com o qual é possível refletir sobre o que os moradores pensam de seu passado, do presente e o que desejam para o futuro do Arquipélago de Fernando de Noronha. “Registra também os feitos da Expedição Cultural em Noronha e seus desejos de encontrar, conhecer, recordar, imaginar, conectar e preservar o patrimônio da Ilha, propondo reflexões a respeito do quanto esses elementos culturais são importantes para os moradores e o que se pode fazer para preservá-los”, completa.

SERVIÇO

Exposição Fotográfica e Catálogo do projeto “Expedição Cultural em Noronha”
Data: de 29 de abril de 2015
Horário: às 16h
Visitação: até 10 de junho de 2015
Local: Memorial Noronhense, em Fernando de Noronha
Acesso gratuito
Informações: (81) 3033-5521




Portal Cultura PE