As delícias e criatividades dos mestres do queijo

HAMBÚRGUER COM QUEIJO "BRIE"

Um hambúrguer super macio e muito original com um steak de carneiro e queijo brie super derretido.Para fazer este hambúrguer:

Misturar 150 g de carne de carneiro moída com 1 colher (de café) de hortelã fresca moída, 1 pitada de curry, 2 pitadas de cominho e de pimenta e um pouco de sal. Misturar bem, depois fritar em frigideira.Montagem:

Começar pela parte inferior do pão previamente tostado. Colocar rúcula higienizada, o steak, uma bela fatia de queijo brie. Passar 2 minutos no grill para derreter o queijo, acrescentar o ovo frito e terminar com o pão. Preparar uma rodada de fritas e passar à mesa... huumm!!!



"BRUSCHETTA" COM PÊSSEGO E QUEIJO

Uma bruschetta de pêssego e queijo de cabra é perfeita para o aperitivo, a mistura de sabores faz maravilhas. Para esta receita, começamos por cortar fatias finas de pão, esmigalha-se um queijo de cabra (tipo bûche, aquele de rolinho). 

Basta acrescentar o queijo sobre o pão, algumas fatias de pêssego em calda escorridas e mais um pouco de queijo. Passar no grill 5 minutos e está pronto.







GRATINADO DE MASSAS

O gratin de massas é um dos grandes clássicos da cozinha pelo mundo. Uma sobra de massas, um pouco de queijo e está feito. 
Para os mais gulosos, podemos acrescentar béchamel. Quanto ao queijo: gruyère, comté ou ainda queijo de cabra. Deixe falar a vontade do momento...



PIZZA COM "CHORIZO"

A pizza é certamente um dos únicos pratos onde o queijo é fundamental. Domingo à noite diante de um bom filme na TV, temos o hábito de degustar uma pizza. Para fazer uma pizza com chorizo (espécie de salaminho espanhol feito com carne de porco, boi e temperado com um tipo de páprica que lhe dá a cor vermelho ferrugem e um gosto frutado), abra 250 g de massa caseira de pizza sobre mesa de trabalho enfarinhada. Pincele 2 colheres (de sopa) de azeite, depois coloque 5 tomates grandes bem maduros moídos ou uma lata de tomates pelati esmagados. Corte 200 g de mussarela em fatias e distribua sobre a pizza, acrescente ½ chorizo cortado em fatias finas. Leve ao forno preaquecido a 180° C, por 25 a 30 minutos . Saboreie bem quente.

Você pode substituir o chorizo espanhol por pepperoni italiano, salaminho ou mesmo linguiça calabresa, mas o sabor não será o mesmo!


SALADA CAPRI

A salada Capri é uma salada onde se alternam tomates, mussarela de búfala e molho.Para fazer esta torre de salada:

Começamos por lavar 4 tomates bem maduros e cortá-los em rodelas. Depois cortamos também 2 bolas de mussarela de búfala em rodelas. Começamos por sobrepor as camadas alternando tomates e mussarela. Acrescentamos um filete de azeite, 1 pitada de sal e algumas folhas de manjericão. Esta pequena entrada de verão está pronta, basta acrescentar um bife grelhado e o jantar está servido.

"PANINI" COM TOMATES E "REBLOCHON"

Este panini (sanduíche em italiano) é ideal para uma refeição à noite acompanhado de uma salada verde. Corte fatias de reblochon (queijo francês da região de Savoie, feito com leite de vaca cru e integral, redondo e fino, com sabor persistente de avelãs) ou maroilles (queijo também francês, do norte da França, quadrado e com crosta vermelha, para os que gostam de sabor mais forte). Corte 4 pãezinhos para panini (sanduíches) no sentido da altura (comprimento) ou use fatias de pão de forma. Comece por espalhar as fatias de queijo, depois as fatias de tomates, feche e passe no forno na posição grill durante 2 minutos. Se usar os pãezinhos passe-os direto no grill elétrico.


GOUGÈRES

A gougère é uma especialidade da região da Borgonha, feita com uma massa de choux (bombinhas) e queijo ralado.Como fazer:

Numa panela, derreta 75 g de manteiga, acrescente 250 ml de água e 1 pitada de sal. Quando ferver, coloque 150 g de farinha de uma só vez misturando rapidamente com uma colher de pau. Acrescente 3 a 4 ovos e misture bem entre cada colocação. Ponha a seguir 75 g de queijo Gruyère ralado, Comté ou Beaufort. Não há mais nada a fazer senão colocar em um saco de confeiteiro e fazer montinhos sobre uma assadeira coberta com papel manteiga e levar a assar, em forno a 180° C, por 25 a 30 minutos. Os mais gulosos poderão recheá-las com um béchamel de queijo.


COGUMELOS RECHEADOS

Estes cogumelos recheados podem ser saboreados como entrada ou acompanhamento.Para a receita:

Pegue 4 belos cogumelos de Paris, retire os pés e lave-os. Numa frigideira, coloque um pouco de manteiga, acrescente duas cebolas pequenas batidas, 1 dente de alho, 75 g de tirinhas de presunto e os caules dos cogumelos cortados finamente. Coloque sobre a parte interna dos "chapéus" dos cogumelos, acrescente 75 g de queijo de massa tipo Comté e leve ao forno, por 25 minutos, a 180° C.

Você pode também rechear cada cogumelo com queijo fresco ao alho e ervas finas e levá-los ao forno durante uns dez minutos. É uma delícia!


SALADA DE FRANGO E "BLEU"

Em muitas saladas adoramos colocar queijo, como nesta salada de frango com "bleu" (queijos com estrias verdes e azuis como o d'Auvergne, Bresse, Roquefort, Gorgonzola...). Comece por refogar 200 g de peito de frango cortado em cubos. Uma vez frios, distribua em 4 pratos. Acrescente ½ alface lavada, 120 g de "bleu" cortado em cubos e 75 g de torradinhas (croûtons). 

Para a vinagrete, misture 25 g de "bleu", previamente amassado com um garfo, com 1 colher (sopa) de vinagre de vinho, 2 colheres de óleo e um pouco de sal. Misturar bem e colocar nos pratos.

"BRUSCHETTAS" COM TOMATES E MUSSARELA DE BÚFALA

Para o aperitivo, entrada ou coquetel com amigos, pense nas bruschettas de tomates com mussarela. 

Pegue 4 pãezinhos, corte-os ao meio. Pegue 3 belos tomates, lave-os e escalde-os, depois corte-os em cubinhos. Sobre os pães, coloque os tomates, junte 12 folhas de manjericão lavadas e cortadas em lâminas, acrescente 2 bolas de mussarela de búfala cortadas em lâminas. Passar as bruschettas por 5 minutos no grill e saborear a seguir.




Fonte/Fotos: Receitas sem Fronteiras