Vira e mexe um novo ingrediente se torna o queridinho das dietas. Desta vez, foi escolhido um velho ingrediente bem conhecido dos brasileiros para se tornar parte da rotina de quem quer uma vida mais saudável: a tapioca. A notícia pode parecer estranha de cara, mas a verdade é que apesar da tapioca ser um alimento rico em carboidratos, ela é livre de glúten. Além disso, duas colheres de sopa de tapioca (30g, o suficiente para fazer uma porção) possuem 70 calorias, a metade de um pão francês (que tem cerca de 135 calorias), então vale substituir o pãozinho por ela no café da manhã. O segredo, é claro, é economizar nas calorias do recheio. Para fazer tapiocas salgadas e doces em casa é fácil: basta comprar a goma hidratada, vendida pronta em supermercados. Depois é só espalhar duas colheres de sopa na frigideira já quente, formando uma espécie de panqueca, e esperar alguns minutos até a goma grudar (mas sem deixar que ela endureça). Vire para o outro lado, adicione o recheio da sua preferência, sobre ao meio e depois é só saborear. Aproveitando que a tapioca é a nova queridinha, o Guia da Semana preparou dicas de receitas lights e outras mais generosas de tapioca.

CONFIRA RECEITAS VARIADAS!



TAPIOCA COM CALDA DE MORANGO

Ingredientes
1kg de goma de tapioca hidratada (a quantidade depende de quantas pessoas irá servir) 
60ml de água 
80g de açúcar 
200g de morangos fatiados 

Modo de preparo 
Aqueça 60 ml de água e acrescente 80g de açúcar e 200g de morango fatiado. Cozinhe até chegar ao ponto de calda. Coloque a frigideira no fogo, deite uma camada fina da massa de tapioca. Espalhe a calda sobre metade da tapioca e adicione uma colher de sopa de raspas de chocolate.


TAPIOCA DE BANANA COM CHOCOLATE

Ingredientes 
1 xícara de goma de tapioca
1 banana cortada em rodelas 
2 colheres (sopa) de chocolate amargo derretido 

Modo de preparo 
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio e espere esquentar bem. Enquanto isso, peneire a goma num prato. Despeje a goma peneirada na frigideira e espalhe para formar um disco. Trabalhe rápido por ela firma rapidamente. Quando você notar que a tapioca já formou um disco sólido, vire do outro lado. Doure o outro lado. Passe para um prato e coloque a banana e o chocolate por cima. Dobre e sirva a seguir.


TAPIOCA DE CARNE SECA COM QUEIJO

Ingredientes 
2 xícaras de goma de tapioca hidratada (a quantidade depende de quantas pessoas irá servir) 
1 colher (chá) de queijo parmesão 
4 xícaras de carne seca desfiada 
4 colheres (sopa) de requeijão cremoso 
100g de queijo mussarela ralado 

Modo de preparo 
Em uma frigideira antiaderente espalhe a goma e frite de um lado e outro. Reserve. Preparo do recheio: misture todos os ingredientes de forma bem homogênea e coloque no meio da tapioca. Depois é só servir. Dica: prepare o recheio separado para que ele fique quente, se a tapioca ficar por muito tempo na frigideira a massa fica dura.



PIZZA DE TAPIOCA

Ingredientes
1kg de goma de tapioca hidratada (a quantidade depende de quantas pessoas irá servir) 
500gr de queijo mussarela ralado 
1 peito de frango cozido, temperado e desfiado 
Orégano 
Margarina 
Sal a gosto 

Modo de preparo 
Coloque a frigideira no fogo, deite uma camada fina da massa de tapioca. Em seguida acrescente o recheio e o queijo, finalizando com o orégano. Com o auxílio da escumadeira, vire a pizza e deixe o queijo derreter e depois criar uma crocância que o fará desgrudar da frigideira. Se desejar, pode colocar um fio de azeite. Sirva quente. Opções de recheio: atum, sardinha, quatro queijos, presunto.


TAPIOCA DE RÚCULA E CREAM CHEESE LIGHT

Ingredientes
100g de farinha de tapioca
50 gramas de cream cheese light
2 folhas de rúcula
50 gramas de tomate seco
50 gramas de peito de peru cortado em tiras 

Modo de preparo
Bata o cream cheese com um batedor ou garfo para alisá-lo. Recheie a tapioca com as folhas de alface. Por cima, coloque o peito de peru, cream cheese light e tomate seco. Valor calórico: aproximadamente 200 kcal.



Fonte:msn