A Receita Federal liberou hoje a consulta ao sexto e penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda (IR) de 2014. Nele, estão incluídos mais de 2,146 milhões de contribuintes, que receberão mais de R$ 2,3 bilhões.

O órgão também abriu hoje a consulta a seis lotes residuais (declarações que estavam retidas pela malha fina) referentes aos exercícios de 2008 a 2013, no qual estão contempladas 40.536 pessoas. No dia 17, serão depositados R$ 2,4 bilhões relativos a todos os lotes.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita (), ou ligar para 146, com o CPF em mãos.

Pendências

Para os que não ainda receberam a restituição nem estão no penúltimo lote, é natural a pergunta: Caí na malha fina?

Quem ainda não foi incluído ficou mesmo para o último lote, com pagamento para o dia 15 de dezembro, ou tem alguma inconsistência na declaração.

No caso do contribuinte perceber qualquer problema, deve enviar uma retificação o mais rápido possível, para ter chances de entrar no próximo lote.

No link "Extrato do Processamento DIRPF", no site da Receita, é possível ver se há pendências. Pode acontecer que a informação seja que a declaração está em processamento, o que quer dizer que ainda não foi analisada. Neste caso, se o contribuinte tiver certeza de que não errou, deve esperar o lote de dezembro. Se não, melhor corrigir e evitar encargos.



Fonte: D. Jornal