A destilaria Ardbeg está se preparando para testar uma bebida, literalmente, “de outro mundo”.

O primeiro whiskey a ter sido envelhecido no espaço sideral, passou 3 anos na Estação Especial Internacional, e retornará para a Terra no dia 12 de setembro. Os pesquisadores estimam que o recipiente contendo a bebida cairá no Cazaquistão e será encaminhado para Houston, nos EUA.

O projeto faz parte de um tipo de experimento que pretende estudar o impacto da gravidade sobre o “álcool amadurecido”. A bebida foi levada para lá em 2011, juntamente com partículas de madeira carbonizada de carvalho. O frasco foi projetado especialmente para a missão e orbita a Terra 15 vezes por dia nos últimos 1.045 dias.


Quando o frasco retornar para o Texas, ele não será consumido imediatamente. Passará por vários testes para comparar dezenas de fatores entre a bebida convencional e a recém-chegada do espaço. Eles querem descobrir como se deu a interação molecular das partículas de carvalho carbonizado na gravidade zero em comparação com a amostra que permaneceu em terra firme!
“Este é um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para o whiskey”, disse o diretor da destilaria responsável, o Dr. Bill Lumsden. “A equipe espera descobrir como os sabores se desenvolvem em diferentes condições gravitacionais. Essas descobertas podem revolucionar o processo de envelhecimento do whiskey”, disse.
Ardbeg é um dos mais cobiçados do mundo, por ter que ficar no espaço antes de ser consumido. Estamos agora perto do fim, perto de encontrar respostas para algo até então desconhecido. É verdadeiramente emocionante”, disse.
O produto faz parte de um experimento científico e a empresa não divulgou se alguma garrafa será colocada à venda.


Fonte: Irish Examiner/JC 
Foto: Reprodução