Marco do comprometimento da Frente Popular com a transformação das vidas daqueles que mais precisam, a comunidade da Ilha de Deus, no Recife, acordou cedo, nesta terça-feira (23), para abraçar o candidato ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB). 

Calorosamente, os moradores saudaram o socialista como símbolo da continuidade dos muitos avanços iniciados pelo ex-governador Eduardo Campos. Ao longo de seus dois governos (2007-2010/2011-2014), o ex-gestor promoveu a urbanização da localidade com a preocupação e a sensibilidade de assegurar também a inclusão social de centenas de famílias, que conviviam com a falta de saneamento básico e condições precárias de moradia. Um modelo que será replicado por Paulo em todas as regiões de Pernambuco.

“O nosso compromisso é continuar fazendo com que exemplos como o da Ilha de Deus sejam levados para todo o Estado. A Ilha de Deus continuará muito viva, com saúde, educação, segurança e com qualificação profissional. Faremos os serviços públicos chegarem com muita velocidade e qualidade. É um exemplo da maneira como queremos fazer Pernambuco seguir em frente, com mais transformações como as ocorridas aqui”, destacou Paulo Câmara, que estava acompanhado de Pedro e Maria Eduarda Campos, filhos do ex-governador Eduardo Campos.

O comerciante Luiz Felipe de Souza ressaltou que a população da Ilha de Deus hoje tem orgulho de andar pelas ruas calçadas e limpas da comunidade. “Antes, era só lama. Não tinha uma rua decente para a gente caminhar. Não tinha nada. Eduardo Campos veio, prometeu e cumpriu. Foi o único que fez isso. Honrou a palavra dada. Acreditamos que Paulo vai fazer o mesmo”, confessou. “Eu tive que viver mais de 50 anos aqui para ver alguém me fazer ter orgulho de morar na Ilha de Deus. Foi Eduardo que fez isso”, afirmou, emocionada, a aposentada Lucinda Félix.

Entre as benfeitorias realizadas pelo Governo do Estado na Ilha de Deus estão a Ponte Vitória das Mulheres, que dá acesso à comunidade antes isolada do restante do bairro da Imbiribeira; entrega de 290 novas moradias, de 349 previstas no projeto; a conclusão da reconstrução da sede do Caranguejo Uçá e da Igreja Aprisco de Jesus, esta última já entregue; terraplenagem; drenagem; muro de contenção; além da prestação de serviços como abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e pavimentação de todas as vias e paisagismo.

“E tudo isso foi decidido de forma pactuada, ouvindo a população. Nada foi na força. É dessa forma que acreditamos que se deve fazer as coisas; com diálogo. Porque é a população que sabe o que precisa e o que quer”, apontou Paulo.

Durante a sua caminhada pela Ilha de Deus, o socialista fez questão de visitar os projetos que estão sendo desenvolvidos pela administração estadual na localidade. Paulo conheceu o Centro Educacional Popular Saber Viver/Eduardo Campos, que oferece atividades educativas e qualificação profissional para jovens e adultos da comunidade e de todo o seu entorno. “A população quer isso. Quer o compromisso com o que já foi feito e com o fazer ainda mais”, pontuou o coordenador de projetos sociais na comunidade, Edy Rocha. “Nós estamos juntos para garantir ainda mais melhorias para a Ilha”, assegurou Paulo.

HOMENAGEM – Lideranças locais exibiram um vídeo-homenagem ao ex-governador Eduardo Campos. Durante o filmete, Paulo Câmara e os filhos do ex-gestores ficaram muito emocionados com o carinho destinado pelos moradores da Ilha de Deus, que reconheceram no ex-gestor um homem de compromisso com a melhoria de vida de todos os pernambucanos.



ASCOM