5 de agosto de 2014

Jazz Sinfônica vai fazer homenagem aos 100 anos de Guerra-Peixe na Sala São Paulo

A Jazz Sinfônica preparou uma homenagem aos 100 anos de Cesar Guerra-Peixe. 

Na próxima edição da Série Matinal na Sala São Paulo, que acontece no dia 17/8, às 11h, o concerto será inteiramente dedicado ao músico carioca.



Admirável compositor erudito e popular, Guerra-Peixe foi um músico multifacetado e extremamente comprometido com a cultura brasileira. Exímio arranjador, viveu a era de ouro das orquestras de rádio e se destaca entre os pesquisadores do folclore nacional.

Durante o concerto, serão executadas duas obras sinfônicas de sua autoria, “Ponteado” e “Suíte Paulista”, em quatro movimentos, toda baseada em melodias e ritmos folclóricos colhidos no estado. Segundo a sobrinha neta do compositor, Jane Guerra-Peixe, não há notícias de que a obra já tenha sido executada em São Paulo, e a única gravação disponível, muito antiga e fora de catálogo, é da orquestra Sinfônica de Moscou, dirigida pelo maestro Eduardo de Guarnieri.

A Jazz executará também alguns arranjos de canções brasileiras, feitos originalmente para emissoras de rádio, dos quais também não há notícias de execução no passado recente. E anda haverá estreia mundial da obra encomendada ao compositor Mateus Araújo, toda baseada em choros e sambas de Guerra-Peixe.

Para saber mais sobre o importante legado artístico e cultural de Guerra-Peixe, acesse aqui o projeto que detalha sua obra.


Serviço

17/08 – Jazz Sinfônica
Matinal Sala São Paulo
Regência: João Maurício Galindo
Domingo, às 11h, na Sala São Paulo
Endereço: Praça Júlio Prestes, nº 16 / Tel. (11) 3367 9500

Entrada gratuita com retirada de ingresso
Ingressos disponíveis na bilheteria da Sala São Paulo a partir da segunda-feira anterior ao concerto, limitados a quatro por pessoa. A partir de cinco ingressos, será cobrado o valor de R$2,00 (por ingresso).

Informações: Tel. (11) 3223 3966.
Devido à grande procura recomendamos que verifique se há disponibilidade de ingressos.

Programa

Guerra-Peixe
Ponteado

Guerra-Peixe
Suite nº 1, “Paulista”
I-Cateretê
II-Jongo
III-Encomenda de Almas
IV- Tambú

ARRANJOS RADIOFÔNICOS DE GUERRA-PEIXE

Luiz Reis e Haroldo Barbosa
Nossos Momentos

Nelson Cavaquinho & Amancio Cardoso
Luz Negra

Paulo Soledade
Estão Voltando as Flores

Ary Barroso
Aquarela do Brasil

ESTREIA MUNDIAL * obra encomendada pela Jazz Sinfônica

Mateus Araújo
Homenagem a Guerra-Peixe