Os professores da rede municipal de ensino do Recife decidiram, em assembleia realizada ontem no teatro Boa Vista, deflagrar greve por tempo indeterminado. Cerca de 90 mil alunos e 323 escolas devem ser afetados pela paralisação. 

Segundo o Sindicato dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), a paralisação segue até a Prefeitura do Recife (PCR) negociar e cumprir o que havia sido acertado com os docentes.

A categoria, que já havia entrado em estado de greve na última quarta-feira (9), seguiu em caminhada pela avenida Conde da Boa Vista, no centro do capital, até a Câmara dos Vereadores, que está em recesso parlamentar e retorna no dia 4 de agosto.

Entre as reinvindicações estão a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCRR); o reajuste salarial e a implementação imediata da aula-atividade. 

De acordo com a diretora de comunicação do sindicato, Cláudia Ribeiro, em mesa de negociação ficou acordado que seria implantada a aula bônus, mas a prefeitura descumpriu o acordo e enviou no dia 18 de junho uma nova lei à Câmara propondo que este período dedicado a preparação das aulas fosse transformado em bônus.

Em nota, a prefeitura diz que a aula atividade foi 100% implementada em junho de 2014. Sobre o PCCR, o município disse que propôs ao Simpere, em reunião realizada em junho, a ampliação do diálogo com a criação de uma comissão para debate do assunto.

Já sobre o piso, a PCR informou que pagou, nos anos de 2013 e 2014, o percentual de aumento estabelecido pelo MEC a todos os professores da rede.


Fonte: D. Jornal