Vange Leonel é autora de Noite Preta

Foto: Reprodução

Morreu nesta segunda-feira (14), a cantora Vange Leonel, conhecida por sua carreira solo e como vocalista da banda Nau, vítima de um câncer no ovário. As primeiras notícias sobre o estado de saúde da cantora foram dadas pela companheira de longa data, Cilmara Bedaque, que publicou em seu Twitter a seguinte mensagem:

"Estou vivendo o pior momento da minha vida. E não posso responder perguntas porque minhas mãos estão ocupadas com as dela."

A última mensagem de Cilmara confirmou o que os fãs temiam: "Um sentimento que deixa partir/ Tendo a certeza da liberdade do amor. Ela então sonhou que era livre / Do cateter, das agulhas em suas veias, do buraco em seu peito. Eu só pude dizer: você é livre."

Cilmara ainda pediu o apoio dos admiradores da cantora: "Amigues, Vange está com seríssimo problema de saúde. Peçam aos deuses, deusas, toquem tambores ou o que como o bem entenderem." 

A jornalista Nina Lemos, da revista Trip, também anunciou em seu Facebook a morte da amiga: "Perdemos nossa amiga Vange Leonel. Estamos aqui segurando a onda. Informo quando tiver notícias."

A carreira

O primeiro disco de Vange Leonel foi ao lado da banda Nau, em 1987. Em 1991, veio seu primeiro CD solo,Vange, que apresentou um de seus maiores sucessos Noite Preta, tema de abertura da novela Vamp, da Globo.

Vange também era conhecida por sua luta feminista. Em 1995, assumiu publicamente sua homossexualidade e se tornou ativista LGBT. A cantora também foi colunista da revista Sui Generis, do site do Mix Brasil e da Folha de S. Paulo. Ela também é autora dos livros Lésbicas (1999), Girls - Garotas Iradas (2001), As Sereias da Rive Gauche (2002) e Balada para as Meninas Perdidas (2003).



Fonte: terra