Com 110 leitos, unidade terá capacidade de realizar por mês 2,8 mil atendimentos de urgência, 10 mil exames de imagem e 26 mil consultas

O pré-candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), reforçou, neste sábado (31), em Petrolina, o seu compromisso de criação do Hospital da Mulher do São Francisco, que consta nas diretrizes para a Saúde, apresentadas na ultima terça-feira (27). "Esta unidade vai suprir uma necessidade antiga da região. A partir de sua construção, poderão se realizar partos de alto risco sem necessidade de encaminhar as mães de Petrolina e da região para o Recife", destacou, em entrevista a rádios e blogs locais.

"Mas a unidade não cuidará apenas de obstetrícia, e sim da saúde integral da mulher. Terá ambulatório, banco de leite, centro de diagnósticos, exames e consultas em diversas áreas. E vamos garantir 100% da realização de mamografia e citologia oncótica", exemplificou Paulo Câmara. O investimento total é estimado em R$ 84 milhões. Serão disponibilizados 110 leitos, 2,8 mil atendimentos de urgência/mês, 10 mil exames de imagem/mês e 26 mil consultas ambulatoriais/mês.

De acordo com o socialista, o Hospital da Mulher do São Francisco, assim como as outras diretrizes, nasceu das conversas e das sugestões colhidas junto a especialistas, entidades médicas e a população. "O Governo Estadual fez um investimento intenso na saúde nestes últimos sete anos. Mas é preciso avançar ainda mais. Especialmente na abrangência e na qualidade do serviço ofertado", explicou Câmara.

Outro Hospital da Mulher passará a funcionar em Serra Talhada, segundo as diretrizes da Frente Popular. Para esse fim, o Hospital Agamenon Magalhães será reformado. Com isso, as quatro macrorregiões de saúde do Estado (Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina) passarão a contar com centros de referência de alta complexidade para a saúde da mulher.



Informações: ASCOM
Fotos: Rodrigo Lobo