Procurador-Geral de Justiça do Estado afirmou que nenhum saqueador ficará livre de receber pena por infração legal

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Aguinaldo Fenelon, entregou nesta segunda-feira (19) um dvd com um conjunto de vídeos e imagens obtidas através de câmeras de segurança de lojas saqueadas entre os dias 13 e 15 de maio, período em que a Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) permaneceu de greve, ao Governador do Estado, João Lyra. Segundo o Procurador, o intuito da entrega é fornecer elementos para que o Estado possa punir os responsáveis pelos atos de vandalismo. 

De acordo com informações repassadas por Fenelon, que concedeu entrevista para os veículos de imprensa no início da tarde desta segunda-feira, os saqueadores que devolverem os objetos roubados poderão ter sua pena atenuada de alguma forma. No entanto, não poderão escapar de punições legais pelo ato de roubo. 

Ação Judicial

Segundo o Sindicato dos Empregados no Comércio do Litoral Norte, órgão que representa os comerciantes do município de Abreu e Lima (cidade pernambucana que mais registrou furtos e atos de violência durante o período da greve da PM-PE), os comerciantes de Abreu e Lima irão ingressar com uma ação na Justiça contra o governo do Estado de Pernambuco. Segundo o sindicato, os comerciantes pagam altos tributos e deveriam ter seus empreendimentos protegidos pelo Estado. Independente de setores de segurança pública entrarem ou não em greve. 

Lojistas, vereadores e membros de associações de moradores de Abreu e Lima prometem realizar um protesto, às 9h do próximo domingo (25), em repúdio aos atos de violência ocorridos em Abreu e Lima. O ato tem concentração marcada na praça principal do município e deverá reunir centenas de pessoas.

Fonte: Folha-Pe.
Foto: Hesíodo Góes