Os pesquisadores americanos descobriram que apenas três ou quatro anos de padrões quebrados de sono estão ligados a uma perda de memória e concentração. Eles dizem que o sono de má qualidade aumenta o risco de se ter prejuízos nas faculdades mentais em até 50%, o equivalente a um aumento de cinco anos na idade cerebral.

O líder do estudo, Dr. Terri Blackwell, do Instituto de Pesquisa Médica do da Califórnia, em São Francisco, disse: "Foi a qualidade do sono que previu o declínio cognitivo futuro no presente estudo, não a quantidade. Com a taxa de comprometimento cognitivo e aumentando a alta prevalência de problemas de sono em idosos, é importante determinar potenciais associações com o sono e o declínio cognitivo”.

O estudo, publicado na revista Sleep, envolveu 2.820 homens com uma idade média de 76 anos. Cada participante do estudo teve seus padrões de sono monitorados ao longo de cinco noites e, em seguida, cada um foi testado em funções que envolviam planejamento, tomada de decisão, correção de erros, resolução de problemas e pensamento abstrato.

Os mecanismos subjacentes que ligam sono perturbado ao declínio mental permanecem desconhecidos, observaram os autores. Eles acrescentaram que outros estudos são necessários para determinar se essas associações permanecem depois de um longo período de acompanhamento.

Dr. Safwan Badr, presidente da Academia Americana de Medicina do Sono, disse: "Este estudo fornece um lembrete importante de que o sono saudável envolve tanto a quantidade e quanto a qualidade do sono. Como um dos pilares de um estilo de vida saudável, o sono é essencial para o funcionamento cognitivo ideal”.

A notícia veio apenas meses depois que um estudo revelou que ficar sem dormir por apenas uma noite provoca alterações no cérebro semelhantes às que ocorrem depois de um golpe na cabeça. Pesquisadores, da Universidade de Uppsala, na Suécia, descobriram níveis de substâncias químicas que funcionam como biomarcadores para a ascensão de dano cerebral após a privação de sono.

Eles acreditam que isso acontece porque o cérebro geralmente sofre com substâncias tóxicas durante o sono e os biomarcadores aumentam-nas em resposta ao súbito acúmulo dessas substâncias após uma noite sem dormir.

Os pesquisadores suecos disseram que seu estudo apoia outros estudos anteriores, que ligava a falta de sono ao aumento do risco da doença de Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla.

O professor Christian Benedict, da Universidade de Uppsala, disse: "Em conclusão, os resultados do nosso teste indicam que uma boa noite de sono pode ser essencial para a manutenção da saúde do cérebro”.

Fonte: J. Ciência