O tratamento, conhecido como Evzio, injeta uma droga chamada nalaxone que reverte rapidamente os efeitos da overdose de opiáceos.


A Food and Drug Administrationdos EUA, FDA, aprovou um dispositivo de auto-injeção que pode tratar a overdose de uma variedade de analgésicos. A agência disse, em comunicado divulgado ontem (3 de abril), que essa injeção poderia salvar muitas vidas: overdoses de drogas tornaram-se a principal causa de morte nos Estados Unidos, superando acidentes com veículos.

Evzio é uma injeção contendo um fármaco de nome nalaxone. Sua função básica é, rapidamente reverter e impedir os efeitos da overdose e é o tratamento padrão quando casos assim são detectados. Anteriormente, a droga tinha de ser dada através de uma seringa, que muitas vezes requeria a ajuda de alguém na sala de emergência, gastando muito tempo. Entretanto, a nova auto-injeção pode ser administrada por profissionais de saúde ou familiares, e pode ser guardada em um armário de remédios ou no bolso.

Os testes mostraram que o dispositivo aplica a mesma quantidade de nalaxone como quando alguém injeta a droga com uma seringa e é bem autoexplicativo; praticamente não é necessário ajuda pra aplicá-la.

Quase três em cada quatro overdoses de drogas são causadas por medicamentos analgésicos opióides como oxicodona (Oxycontin) e hidrocodona (Vicodin), e desde 2003 tem causado mais mortes por overdose do que a cocaína e a heroína combinados.

Estranhamente, o FDA também aprovou recentemente o Zohydro, um medicamento analgésico opióide com até 10 vezes mais potência do que o Vicodin.

Fonte: PopSci
Foto: Reprodução / PopSci