Para a maioria dos mergulhadores, ter um encontro com tubarões em águas profundas é algo para se evitar.



Mas para o fotógrafo Daniel Botelho, isso é um grande momento para registrar belas imagens. As fotos foram feitas em Tiger Beach, uma incrível praia nas Bahamas. O local é conhecido como “seguro” para alimentar tubarões dando-lhes peixes diretamente na boca.

“Eles parecem assustadores quando abrem suas bocas. Você precisa dar ao tubarão um certo espaço para que ele saiba que você está lá antes que ele abocanhe o peixe”, disse Botelho. “Você precisa ter muito respeito, cuidado e estar mentalmente focado durante todo o tempo”.


Ele foi acompanhado dos mergulhares experientes Vicente e Debra Canabal, para conseguir registrar as fotos.

Apesar dos grandes riscos que envolvem esse tipo de mergulho, Botelho acredita que turismos aquáticos que coloquem as pessoas em contato com os tubarões são uma das poucas formas de gerar conscientização para que as pessoas preservem as espécies.


Desde 1972, acredita-se que a população de tubarões-tigre tenha caído em 97% em todo o mundo, devido à pesca para consumo e abastecimento de grandes empresas, especialmente asiáticas, que usam sua carne ou nadadeiras em pratos exóticos.

Atualmente, 20 espécies de tubarão estão na lista de extinção da União Mundial de Conversação. Isso ocorreu porque existe uma enorme demanda pelo mercado de barbatana para a famosa “sopa afrodisíaca” consumida em vários países.

Tubarões-tigre possuem a característica principal de engolir praticamente qualquer coisa que cruze seu caminho, de pequenos e grandes peixes até focas, aves ou mesmo tubarões menores.

Fonte: J. da Ciência